Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:41:00
Geral

Chafariz

10/01/2015

Cidadão envia Carta Aberta ao IAP em defesa do Chafariz

Chafariz

10/01/2015

Por: Luis Augusto Cabral

O Chafariz de Campo Largo, localizado na Rua Monsenhor Aluísio Domanski, patrimônio histórico e cultural do Município, construído em 1882, tem os seus defensores. Um cidadão (Carlos Augustyn), acaba de registrar num cartório de Curitiba, Carta Aberta endereçada ao presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, um apelo em defesa da preservação daquela fonte e, consequentemente, do monumento.

Augustyn disse na Redação da Folha de Campo Largo, que registrou o documento para que as autoridades tomem providência, para garantir a preservação permanente daquela fonte, e não apenas a limpeza, de vez em quando. Disse, ainda, que vai apelar, também, à nova Mesa da Câmara Municipal de Campo Largo, tão logo os trabalhos legislativos sejam retomados nesse início de 2015.

No ano passado, outra defensora do Chafariz, a  artista plástica Evelyn Passos realizou, com ajuda de amigos, a limpeza daquele monumento. Ela denominou o grupo de Amigos e Amigas do Chafariz, dentre os quais seus filhos Rafael e Leandro, Eliane Jaskievicz e Roni Carlos Cardoso, o qual foi com um caminhão para desentupir a saída de água e retirar os resíduos.

Além do lixo, que acaba entupindo o escoamento, o maior problema do Chafariz são as pichações, feitas por vândalos que muitas vezes dormem e realizam suas necessidades fisiológicas nas proximidades. Há a necessidade de uma vigilância permanente naquela fonte, para que seja garantida a sua preservação.