10/01/2015
Ética é título de livro lançado por escritor campo-larguense
10/01/2015
Por: Luis Augusto Cabral
Natural de São Paulo, radicado em Campo Largo há 15 anos, o escritor Antonio Serafim Damiani (57) acaba de lançar o seu primeiro livro, “Ética por um aprendiz do caminho”, que analisa os vários aspectos desse que é um dos mais importantes valores da sociedade humana. Ele é Engenheiro de Produção, tem mestrado em Marketing e Finanças, trabalhou na Inepar e, atualmente é consultor empresarial.
Damiani gosta de escrever e, nas horas vagas, em sua pequena chácara na Rondinha, escreve muito, sobre vários temas. Nos últimos anos, com base em sua longa experiência de vida e profissional, resolveu escrever sobre Ética, até que, em maio de 2013, viu que tinha um livro em suas mãos, com 23 capítulos, 340 páginas. Depois de uma rápida revisão, em outubro de 2014 resolveu mandá-lo para uma editora virtual, a Hotmart, que logo disponibilizou o E-book para os internautas, ao preço de R$ 19,90.
Ética
O escritor analisa a Ética sob vários aspectos, sem ressalvas, e discute o valor na religião, no mercado, na alimentação, na política e em questões sensíveis, como o aborto e a sustentabilidade. Disse que sua obra “é um livro que nos instiga a repensar nossas ações cotidianas e avaliar quão próximas elas estão de nossos autênticos valores”.
A exemplificação através de relatos baseados em acontecimentos verídicos, alguns notórios até, permite ao leitor identificar-se em maior ou menor grau com os atores e avaliar o próprio posicionamento ético e social bem como imaginar seu comportamento se fosse protagonista dos acontecimentos, diante das situações relatadas.
Damiani disse que é possível tornar nossos políticos homens públicos, desde que tenhamos mecanismos reais de acompanhamento do trabalho e da vida de cada um. “Se são homens públicos, devem abrir suas vidas e ações, para o público. Há um exemplo, no Paraná, de um prefeito cujo gabinete tem paredes de vidro e quem está fora pode ver e ouvir o que se trata lá dentro. Isso é um exemplo de transparência”, explicou.
O escritor analisa a Ética até mesmo do ponto de vista da Física Quântica, quando o observador modifica o estado das coisas. “Se um político sabe que está sendo observado, ele vai pensar duas vezes antes de agir”, explicou. Fala também sobre o vício e a ação de empresas produtoras de produtos de consumo humano, que chegam a incluir no produto substâncias que ajudam a tornar o usuário um viciado.
Sobre seu livro não ser editado em papel, disse que não o fez porque não seria coerente, uma vez que para editá-lo precisaria aceitar a derrubada de árvores, para produzir o papel. Disse, também, que na forma virtual o livro fica mais barato e não demanda problemas de logística.
O livro está disponível no site: http://www.hotmart.com.br/show.html?a=a2359254a.