22/12/2014
Bombeiros alertam sobre riscos de afogamentos em rios e praias
22/12/2014
Fonte:G1.com
Foto:Flávio Bernardes/RPC
O verão começou oficialmente na noite de domingo (21) e o Corpo de Bombeiros aproveitou o início da estação para alertar os banhistas sobre os riscos de afogamento. Segundo o capitão André Lopes, do 2º Grupamento de Bombeiros em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, o banhista deve conhecer a profundidade do local, não se jogar de cabeça em rios para evitar o risco de traumas, não consumir bebida alcoólica antes de entrar na água e tomar cuidado com crianças.
“Não se deve, jamais, entrar em lugares mais profundos sem saber nadar”, afirma. Se alguém estiver em risco, deve-se jogar uma corda, um pneu, um pedaço de madeira ou qualquer outro objeto que flutue para que o banhista possa se apoiar.
O capitão Lopes lembra que nos rios o risco de afogamento é grande. O Instituto Médico-Legal (IML), de Ponta Grossa, registrou somente no primeiro semestre deste ano, 18 mortes por afogamento nas 29 cidades de cobertura que pertencem à região dos Campos Gerais e do norte pioneiro.
Para reforçar a segurança de banhistas no estado, o governo lançou no dia 15 de dezembro a Operação Verão, que segue até fevereiro. Até as 19h deste domingo, haviam sido registrados 30 afogamentos somente no litoral do estado, nenhum deles com morte.