Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:36:21
Geral

Entulhos

19/12/2014

Limpeza de entulhos será realizada até o dia 22

Entulhos

19/12/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira


Cinco equipes irão trabalhar até o próximo dia 22 para limpeza dos entulhos que estão sendo despejados nas calçadas desde o dia 17 de outubro, quando aconteceu a chuva de granizo. O trabalho da Secretaria de Viação e Obras e de Meio Ambiente tem sido intenso.

Cerca de sete mil toneladas de entulhos já foram retirados das ruas, sendo que cinco mil toneladas são apenas de telha de amianto, que é prejudicial ao meio ambiente. As equipes que estão atuando para a limpeza são compostas por um ou dois caminhões, uma retroescavadeira e duas a três pessoas.
De acordo com os secretários envolvidos, Luiz Cecatto e Marcos Reinaldim, o trabalho parece não terminar porque há muitos casos de ruas em que fazem limpeza e dias depois os moradores voltam a jogar entulhos novamente. “Muitos estão recebendo o FGTS e estão começando agora a arrumar suas casas”, comenta Cecatto.

Para concluir os trabalhos deste ano estão sendo priorizados os lugares de maior circulação de veículos e pedestres, como por exemplo a Avenida Padre Natal Pigatto, Rua Desembargador Clotário Portugal, Rui Barbosa, Domingos Cordeiro, João Batista Valões e ruas próximas. “Vamos voltar aos trabalhos no Centro, do Chafariz até o Rocio do Centro”, detalha Cecatto.

No bairro Ouro Verde foi realizado um trabalho bem intenso por ter sido uma das regiões mais afetadas, mas há muito entulho para recolher porque ainda estão sendo jogadas telhas nas calçadas.

Devido ao grande volume de entulhos, Cecatto diz que está sendo difícil ficar voltando a alguns bairros para fazer a limpeza, mas esse trabalho será realizado. “Um exemplo é a Popular Nova em que conseguimos passar apenas uma vez e precisamos voltar”, afirma.

O secretário Marcos Reinaldim comenta que o Horto Municipal já não tem mais lugar para receber os entulhos, os quais começaram a ser levados a um terreno da Prefeitura no Ferrari. O Meio Ambiente já notificou os fabricantes das telhas de amianto para que retirassem estes materiais, já que entraria na questão de Política Reversa, mas segundo o secretário, as empresas informaram que não vêm retirar. Devido a isso, acionaram o Ministério Público que vai entrar com uma ação contra estas fabricantes.
Cecatto finaliza explicando que desde outubro tem sido um trabalho constante para limpar a cidade e devido aos funcionários terem acumulado muitas horas extras, porque trabalharam também à noite, ficarão até o dia 22 e retornam aos trabalhos na primeira semana de janeiro.