Gabriel Luan Borges (11) é uma criança muito especial. Não só porque tem necessidades especiais, mas pela sua inteligência, sua alegria de viver, fé, pelo amadurecimento e entendimento da vida e d
12/12/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Gabriel Luan Borges (11) é uma criança muito especial. Não só porque tem necessidades especiais, mas pela sua inteligência, sua alegria de viver, fé, pelo amadurecimento e entendimento da vida e de suas limitações mesmo sendo tão criança ainda. O sorriso e o amor dele pela vida é encantador. E para este Natal ele só quer realizar um sonho: ganhar uma cadeira de rodas motorizada. Por isso, a Folha abraçou essa campanha lançada pelo Alemão, da Rádio Ágape, e pede ajuda dos leitores.
Ele nasceu prematuro, com seis meses, e sofreu paralisia cerebral. “Eu fui um pouco apressado”, brinca ele sobre o que aconteceu. “Mas minha cabeça é muito boa, eu só tenho problema motor”, completa ele, que tem a perna enrijecida e faz fisioterapia duas vezes por semana e aula de equitação pelo Cemae uma vez por semana.
Estudante do 6º ano do Colégio Clotário Portugal, ele é um excelente aluno e só tira nota acima de 8,0. Vai para aula com uma Van da Prefeitura e diz que o motorista é seu amigo e o ajuda bastante. Também faz Catequese e tem muita facilidade em decorar as orações, o que ele faz com tamanha dedicação, que impressiona. Ele contou que toda noite reza junto com a mãe e questionado sobre o que pede para Deus, ele afirmou: “peço para cuidar da minha família e rezo para Deus cuidar do meu pai em todas as atitudes dele. Gosto de agradecer e também pedir para que os papas governem com justiça, os papas que ainda vão vir também”.
Gabriel encara muito bem sua dificuldade motora e sonha em ganhar a cadeira motorizada do Papai Noel. Diz só ter visto essa cadeira na televisão, mas sabe que vai ajudar muito para que ele possa passear e se locomover melhor. “Vai ajudar pra pegar prática e andar sozinho. A minha cadeira está ficando pequena e essa eu não consigo empurrar”, comenta.
Jogar vôlei está entre suas atividades favoritas e também adora bater bexiga com seu irmão, jogar baralho com seu avô, jogar bingo de Igreja. “Mas meu sonho é ser jogador de futebol”, declara. Na escola, adora as aulas de Artes - porque gosta de ver vídeos e fazer coisas diferentes - e de História - porque “tem conteúdo interessante”.
A mãe dele, Aparecida Benedito Macedo, fala do orgulho que sente do filho e que sempre se impressiona com as coisas que ele fala. Ela dedica sua vida para cuidar dele. Conta que vivem com dificuldades, mas recebem doação de cestas básicas e de fraldas de pessoas que frequentam a Igreja Senhor Bom Jesus. Ele usa fraldas descartáveis tamanho M, específica para incontinência urinária.
Para realizar o sonho de Gabriel ainda neste Natal, as pessoas podem doar qualquer quantia. A cadeira motorizada custará em média R$ 5.500. Mais informações pelo telefone (41) 8822-1695 com o Alemão. Quem quiser saber de outras necessidades para ajudar a família pode ligar para (41) 3393-5308 e falar com Sandra.