12/12/2014
As ações e trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Saúde Mental de Campo Largo (CAPS Ad e CAPS 2) é um reflexo da gestão comprometida de Mariane Bonato e da equipe técnica que está sempre envolvida com o serviço humanizado. As atividades realizadas nestes espaços, sendo coletivas ou
individuais, são sempre acolhedoras.
No dia 04 deste mês, o Serviço de Saúde Mental realizou uma festa de confraternização natalina e o evento também serviu para marcar o encerramento das atividades do ano de 2014. A festa foi realizada pelos próprios pacientes e a equipe aproveitou o ensejo para motivar as apresentações e valorizar seus talentos artísticos. Eles tocaram violão, cantaram músicas, dançaram muito e receberam muitos brindes.
Foi oportunizado alguns pacientes para falarem suas declarações. Uma usuária de drogas, emocionada, ao desabafar disse que um simples gesto de atenção e olhar humanizado dado pela equipe CAPS impediu que ela cometesse suicídio. “No CAPS nós recebemos cuidado, compreensão e acolhimento”, relata a paciente.
A equipe do CAPS aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Saúde pelo fornecimento dos alimentos, à Porcelanas Schmidt e Germer pelas doações de canelas, a zane Fila Artes e Serigrafia em Canelas, Império Joias e Biedas Eventos com o Som, todos envolvidos e que colaboraram para que o evento ocorresse.
Sobre os CAPS
Os CAPS são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de atenção básica à saúde mental que promovem atendimento psiquiátrico, social, psicológico e de terapia ocupacional. Eles são referência em tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais e outros quadros clínicos como a dependência química.
O objetivo é oferecer atendimento à população da área de abrangência, com acompanhamento clínico e reinserção social. O atendimento inclui visitas domiciliares, acolhimento ao usuário e familiares, atividades socioeducativas e sócio-recreativas, passeios, exercícios físicos, palestras e oficinas terapêuticas. Ao longo do ano, o centro promove várias confraternizações entre seus pacientes.
Não é necessário ter um encaminhamento. Basta ir até uma das unidades e agendar uma avaliação. As unidades públicas que oferecem serviços de Saúde Mental em Campo Largo são: CAPS 2, CAPS AD, Matriciamento e NIS III – Ambulatório Especializado, Ambulatório de Psiquiatria Infância e Adolescência.
Os CAPS ficam na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, sem número. Para mais informações sobre o atendimento, os telefones para contato são (41) 3392-2232, (41) 3392-1447 e (41) 3393-1447.