Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:43:27
Geral

Natal, festa na qual o amor e a a solidariedade caminham juntos

Natal, festa na qual o amor e a a solidariedade caminham juntos

09/12/2014

Por: Luis Augusto Cabral

O Natal é uma data na qual os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Mas é, também, uma festa tradicional que remonta o início da História da Civilização. Já foi comemorado em datas diferentes, até que, no século IV da Era Cristã, convencionou-se comemorar no dia 25 de dezembro, mesma data na qual, na Roma antiga, comemorava-se o Início do Inverno.

Com a evolução da sociedade, o Natal passou a ser comemorado também pelo comércio, uma vez que, desde os primórdios, a prática de troca de presentes demandava, a cada ano, mais e mais produtos. Hoje o Natal é uma grande festa na qual a sociedade une o amor e a solidariedade. Nesta época do ano, muitos grupos se organizam para realizar festa nas comunidades carentes, com presentes para as crianças e cestas de Natal para as famílias.

Tradições

Os homens não se afastaram muito, das comemorações da Idade Média. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, tempo que levou para os três reis Magos chegarem até à cidade de Belém e entregarem os presentes (Ouro, Incenso e Mirra), para o Menino Jesus. Hoje as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las somente 12 dias após o Natal. O Presépio foi incorporado para lembrar o nascimento do Menino Jesus, ao lado de bois e outros animais.

A lenda da Árvora de Natal, acredita-se, começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

A mesma tradição foi trazida para o Continente Americano por alemães vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria Cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança, o amor e a solidariedade do Natal.