Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:46:15
Geral

Incepa

09/12/2014

Incepa investe R$ 50 milhões para expansão da produção
 

Incepa

09/12/2014

Por: Luis Augusto Cabral


Uma nova unidade de produção está sendo construída na unidade da Incepa, em Campo Largo, que passará a produzir, a partir de janeiro de 2015, Porcelanato Polido de Alta Tecnologia. O novo produto é inédito no Brasil, um revestimento cerâmico produzido pelo processo de compactação, com um supercompactador importado da Itália, em vez da tecnologia atual, que é de prensagem.
 

A empresa está investindo recursos da ordem de R$ 50 milhões, com recursos obtidos através de empréstimo da Finep - Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que financia a Ciência, a Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. No caso da Incepa, o investimento é pela Inovação.

Investimento

Celso Cavalli, diretor da unidade da Incepa em Campo Largo, disse à Reportagem da Folha que a nova unidade vai produzir 10mil m² de porcelanato por dia, placas cerâmicas no formato 1,20mx1,20m, que até agora era importado, porque nenhuma indústria instalada no Brasil tinha capacidade para produzir. “É um produto inédito, de alta tecnologia, que estaremos produzindo já a partir de janeiro de 2015. Junto com esse supercompactador, estamos instalando também um novo forno, de 180 metros de comprimento, à gás, especialmente para a queima desse novo produto”, explicou.

Quase toda a produção desse porcelanato de alta tecnologia será destinada ao mercado doméstico. A nova unidade vai trabalhar em quatro turnos, com cerca de 40 funcionários por turno. A empresa está contratando cerca de 134 novos funcionários, pessoal especializado e alguns funcionários das outras unidades, que estão acompanhando a montagem dos equipamentos e sendo treinados por engenheiros e técnicos italianos, mandados pela fábrica para a montagem da nova unidade da Incepa, em Campo Largo.

Com 36 anos de Incepa, o Engenheiro Mecânico Celso Cavalli, diretor da unidade, disse estar muito confiante com o novo investimento da empresa, no Município, para a expansão da produção.