Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:37:21
Geral

Cocel leva teatro sobre eficiência energética ao interior

Cocel leva teatro sobre eficiência energética ao interior

28/11/2014

Nas últimas semanas famílias do interior e também do centro da cidade tiveram a oportunidade de se divertir e aprender com um espetáculo teatral. A peça “Família sem noção, só confusão!” foi apresentada nas Escolas Municipais Reino da Loucinha (Centro), Nicolau Morais de Castro (São Silvestre) e Augusto Pires de Paula (Três Córregos). Promovido pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o espetáculo integra o Programa de Eficiência Energética. De forma simples e divertida, alerta as famílias sobre hábitos que causam desperdício no uso da energia, ensinando como economizar a como prevenir acidentes com eletricidade.

O que fazer quando a luz acaba?

Esta e outras questões são respondidas pela “família sem noção” e seus vizinhos. A primeira orientação é verificar os disjuntores da residência. Se for confirmado que o problema é na rede de distribuição, a forma mais rápida e fácil de avisar a Cocel é enviando um sms, uma mensagem de celular. Basta enviar o número da unidade consumidora que está sem energia para o número (41) 9106-9146. Vale ressaltar que no conteúdo da mensagem deve ser escrito apenas o número da unidade (sem dígito ou qualquer palavra) para que a mensagem seja recebida corretamente.

Diversão para toda família

Os temas abordados durante a peça fazem parte do cotidiano das famílias, e o alerta para evitar o desperdício e usar energia com segurança vale para adultos e crianças. A eletricidade está presente em praticamente todos os momentos do dia, em todos os ambientes. E por este motivo é importante que todos estejam cientes dos riscos. Brincadeira comum entre as crianças, empinar pipas próximo a rede de distribuição pode causar choques ou interrupções no fornecimento. O ideal é procurar um campo aberto, longe da rede para brincar. E os adultos são os maiores responsáveis por outra ação de grande risco: sobrecarregar a rede elétrica das residências, ligando diversos equipamentos ao mesmo tempo, em uma mesma tomada, e ainda não fazer manutenção das instalações. Em alguns casos a sobrecarga causa o desligamento do disjuntor, mas em casos mais graves pode causar curtos-circuitos e até incêndios.

ANEEL é responsável pelas normatização e fiscalização do Programa de Eficiência Energética
Todas as concessionárias de energia devem obrigatoriamente investir em ações que promovam a economia de energia. Por lei, a maior parte do recurso deve ser destinado a famílias com baixa renda. Além de ações educativas, como o teatro, a Cocel desenvolve um projeto que proporciona a troca de equipamentos antigos dos consumidores por modelos novos e eficientes. Para isso foi realizada visita técnica na residência de todos os consumidores cadastrados com tarifa social na Companhia, para verificação dos equipamentos e instalações. Em seguida é realizado o “diagnóstico”, onde são listadas as famílias que têm necessidade e atendem as exigências da ANEEL para troca de equipamentos. Cerca de 400 geladeiras e chuveiros serão substituídos pela Cocel por modelos eficientes. A troca deve começar no início de 2015.

Mudança na programação das próximas apresentações
A apresentação que seria realizada no Centro da Juventude foi cancelada, pois o espaço está sendo utilizado pela Caixa Econômica Federal para liberação do FGTS. A programação foi alterada para o dia 03/12/14, às 19h30, no Colégio Estadual Júlio Nerone (bairro Bom Jesus). As últimas apresentações deste ano serão no CAIC (dia 05/12, às 19h) e no CEU do Jd. Melyane (dia 06/12/14, às 15h). A entrada é gratuita e aberta ao público.