28/11/2014
Guarda Mirim forma turma de 2014
28/11/2014
Na manhã de quinta-feira, 20, formou-se a primeira turma da Guarda Municipal Mirim, 2014, composta pela 1ª Cia Projeto Pequeno Campolarguense, 2ª Cia CRAS Rivabem e 3ª Cia CRAS Ferraria. Trata-se da primeira turma formada em parceria pela Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, e Secretaria de Assistência Social por meio dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS e Projeto Pequeno Campolarguense.
A solenidade aconteceu na sede do Tiro de Guerra e reuniu cerca de 120 formandos que frequentaram aulas durante o ano de 2014, orientados pelos GMs Oliveira, Duarte e Roberlei. As orientações visam contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, educados para a vida em sociedade, primando pelos valores éticos e morais.
O comandante da Guarda Municipal Marcos Leitão disse, em seu discurso, que o projeto é motivo de orgulho visto que “estas crianças contribuirão com o futuro da nação e serão os disseminadores dos valores aprendidos”. Ele agradeceu aos GMs Oliveira, Duarte e Roberlei, responsáveis pelas coordenação, e a todos os envolvidos no Projeto.
Representando a secretária de Assistência Social Noeli Parchen, a coordenadora dos projetos Viviane Marques lembrou aos formandos a importância de seu papel como multiplicadores de informações e que eles marcam uma fase importante como integrantes da primeira turma formada a partir da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal. Ela destacou a importância dos CRAS e do Projeto Pequeno Campolarguense no desenvolvimento do projeto.
Parceria
A partir de parceria com a Secretaria de Assistência Social, a Guarda Mirim ampliou em cerca de 80% as vagas e aumentou a faixa etária atendida, que no ano passado era de 10 a 14 anos de idade e passou para a faixa de seis a 14 anos.
As aulas foram ministradas nos CRAS duas vezes por semana, pela manhã e à tarde.
O projeto
A Guarda Mirim tem por objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes, desenvolvendo relações de afetividade e respeito mútuo, promovendo atividades voltadas à prática do civismo, cidadania e fortalecimento de valores éticos, visando ainda o atendimento às famílias. Os alunos participam de atividades educativas e recreativas, com aprendizado multidisciplinar e atendimento interdisciplinar de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.
O projeto foi criado há mais de 20 anos, mas estava desativado, tendo sido reativado no ano passado, já nos primeiros meses da atual administração. A função social da Guarda Mirim é ensinar valores que os alunos levarão para toda a vida.