Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:26:55
Geral

Tetear

24/11/2014

Tempo de Temperar Arte comemora a conclusão de sua 3ª edição<

Tetear

24/11/2014

 

Nesta quarta-feira, 26 de novembro, em Campo Largo, ocorrerá a Mostra Artística Tetear 2014. O evento, que apresentará uma releitura da obra “O Mágico de Oz”, terá como protagonistas crianças e adolescentes que participaram, durante todo o ano, da 3ª edição do Tempo de Temperar Arte (Tetear), projeto criado e desenvolvido pela Parabolé Educação e Cultura. Voltado para cerca de 400 alunos de escolas públicas ou cadastrados em projetos sociais, o Tetear oportuniza o acesso à formação artística, a expressões culturais, à criatividade e ao fazer artístico. 

 

A Mostra, que será o resultado do projeto e suas oficinas (circo, dança, canto, artes plásticas, percussão e teatro), espera um público de aproximadamente 500 pessoas, entre familiares, amigos e professores. O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo, Avanir Mastey, a Secretária Municipal de Assistência Social, Noeli Parchen, e representantes das empresas patrocinadoras, Caterpillar e Incepa, também foram convidados para prestigiar o evento. 

Para montar o espetáculo “Tetear – uma releitura d’O Mágico de Oz”, os alunos tiveram contato com textos e imagens da obra clássica de L. Frank Baum, usando essas referências para a construção coletiva da apresentação. O coordenador das oficinas, Christiano Ferreira, explica como tudo isso ocorreu na prática: “os alunos de artes plásticas e de teatro de bonecos contribuíram com o cenário e os adereços dos personagens centrais que, por sua vez, serão interpretados pelos integrantes das oficinas de teatro e de dança. Esta também contribui com a figuração e os personagens secundários, juntamente com os participantes de circo. Por fim, os alunos de percussão e canto foram os compositores e serão os executores da trilha sonora”. 

Nélio Spréa, arte-educador e diretor da Parabolé, comenta que a construção criativa do espetáculo ocorreu a partir de aspectos trazidos pelos próprios alunos de sua cultura local, que surge como fator de unidade estética entre cada uma das linguagens artísticas utilizadas durante as oficinas. “O Tetear traz benefícios para todo o município campolarguense, pois forma uma geração com acesso a novas referências, experiências e sensibilidades artísticas. Além disso, o projeto abraça objetivos como o reconhecimento e a potencialização da capacidade intelectual e perceptiva dos alunos, estimulação da curiosidade artística e o gosto estético, a promoção do interesse por atividades que impliquem em qualidade de vida e a contribuição para a formação cultural, favorecendo a autoestima e motivando novas formas de inclusão social”. 

Muito além das oficinas

O Tetear, que é fruto de sua aprovação na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, vai além da prática das oficinas. O projeto proporcionou momentos de vivência cultural, como a viabilização de visitas a museus, teatros, circo etc. “Essa experiência aumenta o repertório e o interesse pelas atividades. E, em muitos casos, ainda se traduz na melhoria do rendimento escolar”, fala Ferreira. Um dos exemplos é o aluno da oficina de teatro Christian Antunes Almeida, 14 anos, que participou do Tetear pelo segundo ano consecutivo. Ele afirma que o teatro fez toda a diferença em sua vida. “Muitos pontos melhoraram no meu dia a dia, como a concentração e a comunicação. Perdi a timidez, aprendi a me articular melhor com as pessoas e a expressar meus sentimentos”. 

Ferreira ainda frisa que o envolvimento das escolas e dos projetos sociais foi essencial. “Os diretores, pedagogos e educadores com quem trabalhamos envolveram-se profundamente na divulgação do tema da apresentação final, no acompanhamento dos alunos e na superação das eventuais dificuldades. Acredito que, com isso, o Tetear contribui para a valorização da arte e da cultura no espaço escolar e nas ações sociais”. O Tempo de Temperar Arte foi desenvolvido em sete locais: Centro da Juventude Bom Jesus, Centro de Integração do Menor (CIME), CRAS Meliane, Projeto Nossas Meninas, Colégio Juventude de Sto. Antônio, Escola Affonso Cunha Neto e Escola João Santana.  

Serviço

Mostra Artística Tetear 2014

Data: 26 de novembro

Horário: 19h30

Local: Ginásio Ingo Germer | Rua Pedro Carlos Ansolim, s/n, Jardim Bela Vista, Campo Largo

Entrada franca