19/11/2014
Contratações, planos e pré-temporada: Claudinei projeta 2015 do Atlético-PR
19/11/2014
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/ Site oficial Atlético-PR
Prestes a dar adeus a 2014, o técnico Claudinei Oliveira falou do "futuro breve" do Atlético-PR. Depois de renovar contrato no comando da equipe para a próxima temporada, o treinador não escondeu a satisfação com o reconhecimento dos torcedores e a aprovação da diretoria para mais um ano à frente do Furacão. O treinador deixou clara a sua principal missão: montar uma equipe forte para levar o Rubro-Negro a grandes conquistas no próximo ano.
De olho em 2015, o comandante destacou a importância de ter tempo para fazer o planejamento da equipe para a próxima temporada.
- A preocupação nossa e do clube é procurar já fazer o planejamento para o próximo ano, ganhar tempo. Hoje ganhamos a condição de não precisar a calculadora, estamos garantidos na Série A do ano que vem, mas não estamos precisando fazer contas. Temos tempo para sentar e planejar o próximo ano, se vamos atrás de jogadores, qual o perfil, o que pretendemos fazer. Havia o interesse meu e do clube, e agora temos esse tempo para planejar com calma o ano de 2015, procurando fazer um time forte para disputar títulos
GRATIDÃO
- Me sinto privilegiado de estar trabalhando em uma equipe com a estrutura que tem o Atlético-PR, é fantástica. Os profissionais me receberam muito bem, eu vim sozinho, não trouxe ninguém na comissão, e todos me receberam de braços abertos, me ajudaram bastante. Se hoje estou renovando o meu contrato não é só pela minha competência, mas pelo auxílio que eu tive de quem aqui estava, além do comprometimento dos atletas. Não é só pelo Claudinei, é porque todos que estão em volta me ajudaram, fora o apoio da direção do clube, no momento onde o time não se encaixava, e por eles terem identificado que a equipe ia evoluir, que era um momento difícil. Sou grato a todas as essas pessoas, a forma positiva como me receberam e a estrutura, que só contribuiu pela minha permanência aqui e pelo trabalho ter fluido bem até agora.
PLANEJAMENTO
- A preocupação nossa e do clube é procurar já fazer o planejamento para o próximo ano, ganhar tempo. Hoje ganhamos a condição de não precisar a calculadora, estamos garantidos na Série A do ano que vem, mas não estamos precisando fazer contas. Temos tempo para sentar e planejar o próximo ano, se vamos atrás de jogadores, qual o perfil, o que pretendemos fazer. Havia o interesse meu e do clube, e agora temos esse tempo para planejar com calma o ano de 2015, procurando fazer um time forte para disputar títulos.
TEMPO E PRÉ-TEMPORADA
- É fantástico ter esse tempo, talvez uma oportunidade única de ter tanto tempo para trabalhar a equipe, sem a pressão do resultado do fim de semana, porque sabemos que as coisas no Brasil são pautadas pelo resultado. Se o sub-23 realmente confirmar para a disputa do Paranaense temos um tempo muito bom para fazer a pré-temporada. Aí vem a Copa do Brasil e a responsabilidade é maior, mas temos que ter cuidado de elaborar tudo com calma, colocar as situações de competições para a equipe. Não é só ficar treino, falta o jogo. É participar do planejamento da pré-temporada, as contratações, determinar quantos amistosos vão ser feitos com uma periodicidade que seja interessante. Vamos poder fazer tudo isso bem casadinho, montar o time bem fisicamente, taticamente e tecnicamente, e procurar ter ferramentas e estratégias para mantermos o nível de competição.
OBJETIVOS
- Almejamos treinar bem o campeonato, com uma boa pontuação. A responsabilidade minha também aumenta e quero fazer muito mais. O que eu fiz me credenciou a ficar mais um ano, mas quero fazer mais para ficar outros anos aqui e poder fazer um trabalho que seja marcante no Atlético-PR.
CONTRATAÇÕES
- A gente vai sentar com calma para começar a alinhar tudo, ver a situação dos atletas que estão com contratos terminando. Teremos uma reunião pra isso e em cima das necessidades vamos contratar, ver a característica dos atletas que a gente acha que seja preciso para determinada posição. As coisas vão ser feitas com bastante calma. Vai ser um ganho isso para a temporada 2015.
CARÊNCIAS
- Não vejo nada de especial. Vai ser para qualificar o elenco e outras para repor algumas peças que saiam. A gente sabe que tem janela e temos vários jogadores cobiçados. E em cima dessas saídas vamos procurar repor à altura. Por característica, qualidade técnica, alguma posição que identificamos, vamos atrás desses atletas, procurar manter o que está dando certo. Temos que sentar e conversar com a direção e definir tudo, pré-temporada, necessidades, ir atrás de nomes. Não é fácil contratar no Brasil, o mercado está bem competitivo e cada clube tem o seu orçamento. Mas com certeza vamos montar uma equipe forte e que vá trazer alegrias ao torcedor no ano que vem.
AVALIAÇÕES
- O meu peso na avaliação dos atletas é na parte técnica, mas tem o aspecto financeiro, de se manter ou trazer um atleta, que depende da direção do clube. Às vezes tem um jogador que idealizamos que seria bom para o Atlético-PR e que poderia ajudar, mas é inviável financeiramente. A gente tem que ver as possibilidades do clube, os atletas que se encaixam na filosofia. Vão me perguntar se esse ou aquele interessa, aí é sentar para discutir contrato, atleta e representantes, a direção que vai ter que resolver.
2015 PROMISSOR
- Penso que pode ser promissor. Em pouco tempo tivemos uma evolução boa. Mantendo esse trabalho que foi feito, com esse conhecimento maior que teremos do teremos do clube e dos atletas, da situação geral do que acontece. Você tem que conhecer a instituição, a realidade do clube. Montando a equipe, com tempo para treinar, para melhorar taticamente com as contratações que porventura fizermos, a tendência é que seja um ano melhor do que esse. E sendo assim penso que pode ser promissor para conquistarmos grandes coisas aqui.
PROJEÇÕES
- Me passaram que a ideia inicial do clube é disputar o Paranaense como vem sendo feito, com o sub-23. Com relação à pré-temporada, vamos fazer tudo com calma porque foi uma negociação (renovação de contrato) rápida, não tiveram problemas, as duas partes tinham interesse. E ano que vem fazer um grande trabalho, que seja uma referência aqui dentro do clube, uma equipe que já foi campeã brasileira, que disputou a Libertadores esse ano. Não foi um ano tão brilhante, tivemos alguns jogos longe da Arena e sem torcedor. Agora vamos ter um ano onde se Deus quiser vamos usar a Arena desde o início do Brasileiro, e tudo isso vai corroborar para fazermos um grande campeonato ano que vem.
SUB-23
- Isso vai ser passado nessas reuniões que vamos definir. Vamos conversar e definir com calma, até mesmo os jogadores que vão ser utilizados no sub-23, e os que vão ser usados no principal, que vão treinar comigo. Vamos conversar, não dá para falar sem ter sido decidido internamente.