Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:35:36
Geral

Bolsa

14/11/2014

Filhos de trabalhadores podem estudar no Sesi com bolsa parcial
 

Bolsa

14/11/2014

Por: Luis Augusto Cabral

Ensino Médio, com Eletrotécnica, Mecânica de Motores, Administração, Segurança do Trabalho e Logística. Esse é o leque de opções que os filhos de trabalhadores da Indústria local têm para estudar numa das mais importantes instituições de ensino em Campo Largo, o Colégio do Sesi. Na última terça-feira (11), uma importante parceria foi firmada entre o Sesi e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Cerâmicas, o Sinpolocal, para oferecer os cursos aos filhos de trabalhadores e à população em geral, oriundos de escolas públicas.

Pela parceria, foram disponibilizadas 100 vagas para os filhos de trabalhadores ou indicados por indústrias, para estudarem no Sesi em qualquer dos cursos, pagando apenas R$ 170,00 por mês, enquanto o valor da mensalidade cheia é de  R$ 660,00. Haverá processo seletivo para a escolha dos alunos, no início de dezembro, em data ainda a ser oficializada. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Os interessados devem ir, primeiro, no Sesi, para pegar o “Termo de Compra de Vaga”. Só depois vai ao Sindicato para validar o documento.

Acordo

Francisco Sallas Louzada da Silva, representante do Colégio Sesi, em Campo Largo, disse que todos os estudantes farão o primeiro ano do Ensino Médio, e só no segundo ano é que entrarão no módulo específico do curso escolhido. Lembrou que os estudantes do Sesi são muito requisitados pelas indústrias e muitos começam a trabalhar na área antes mesmo do fim dos estudos. Destacou que a compra de vagas, pelas Indústrias, são o caminho para uma grande parte dos estudantes, filhos de trabalhadores das indústrias locais.

Paulo Andrade, presidente do Sinpolocal, disse que a parceria do Sindicato como Sesi é importante para os estudantes, filhos de trabalhadores das indústrias, porque abre as portas de uma importante instituição de ensino profissionalizante, para eles. “O processo é aberto também para a comunidade em geral, os alunos de escolas públicas, que também podem ser beneficiados com as bolsas de estudos”, explicou. Lembrou que a parceria só foi possível porque as indústrias já participam, através do Sistema “S” (Fiep, Sesi, Senai, Iel), do financiamento do Colégio Sesi.

Os interessados devem procurar inicialmente a Secretariado Colégio Sesi, e retirar a relação de documentos necessários. Depois ir ao Sinpoloca, para validar a compra de Vaga. O Histórico Escolar só será solicitado no início de 2015, porque as escolas só devem fornecer esse documento após o final do período letivo de 2014.