14/11/2014
Moradores realizam 1ª Caminhada Ecológica para limpar a Colônia Mariana
14/11/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Cerca de uma tonelada e meia de lixo foi retirada da Colônia Mariana no último sábado (08). Quinze moradores se uniram e realizaram a “1ª Caminhada Ecológica da Colônia Mariana – Um gesto em nome da natureza”, uma ação que mostrou a união dos moradores da região e a preocupação em manter o local limpo e organizado.
A iniciativa foi da família de Geovani Gomes Zagoto e de Levino Gequelin, que viram a necessidade dessa limpeza coletiva para colocar em ordem o lugar em que vivem. Eles patrocinaram as camisetas personalizadas da caminhada, material de segurança para a coleta e o almoço que foi realizado na casa de Severino Gequelin.
O grupo de voluntários iniciou a limpeza na margem do rio Verde, onde lamentaram a quantidade de entulhos jogados. Eles, então, subiram pela Estrada da Sereia, percorrendo um total de dois quilômetros. Eles perceberam que há muitas pessoas que despejam em terrenos baldios e áreas arborizadas sacos de lixo, televisões velhas, computadores quebrados, pneu de caminhão e diversos outros itens, mas principalmente chamou a atenção a quantidade de garrafas jogadas, de diversos tipos de bebida.
“Durante a semana, a Colônia Mariana é muito tranquila. Já nos finais de semana tem muitos visitantes, que jogam lata de cerveja e garrafas nas vias públicas e que vão se acumulando. Nos sentimos na obrigação de arrumar”, conta Geovani. O objetivo, segundo ele, é conscientizar os moradores e quem frequenta a região, colocando também placas de que é proibido jogar lixo e lixeiras, por isso também precisarão contar com o apoio da Prefeitura Municipal, para que o local se mantenha limpo. Devido à necessidade, já conversam sobre a 2ª Caminhada Ecológica da Colônia Mariana.