Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:35:46
Geral

Jardim Meliane receberá ações culturais gratuitas

Jardim Meliane receberá  ações culturais gratuitas

14/11/2014

Neste final de semana, 15 e 16 de novembro, a Parabolé Educação e Cultura iniciará um projeto cultural no Jardim Meliane, em Campo Largo. Resultado de um concorrido Edital da Funarte para a ocupação dos Centros de Artes e de Esportes Unificados (CEUs), o projeto ficou entre os 80 selecionados de todo o Brasil: segunda colocação nacional e primeiro lugar da região sul.

O objetivo é oferecer um conjunto de ações culturais gratuitas no CEU Meliane, levando diferentes linguagens artísticas a uma região com poucas opções de lazer, além de abordar temas transversais, como a formação profissional, a violência e a inserção social. O Jardim Meliane é uma região populosa, com perfil socioeconômico baixo e com histórico de exclusão social. Para o coordenador do projeto, Christiano Ferreira, o desafio é fazer com que a comunidade (especialmente os jovens) seja protagonista das ações, mesmo após a conclusão da proposta, que terá duração de seis meses.

Para marcar o início do projeto e abertura do espaço, a Parabolé levará, neste final de semana, atrações como teatro, música eletrônica e dança. Uma delas será a peça teatral “A Grande Roda de Histórias”, que convida a todos entrarem na roda e contarem momentos marcantes de suas vidas. Já a dupla de DJs de Balsa Nova, Sady e Matheus Garrett, fará um set de música eletrônica e a dança ficará por conta do break e rap.

Programação
As primeiras atividades já estão programadas e acontecerão ainda este ano. Os interessados poderão participar do Curso de Produção Cultural, Workshop de Rádio Comunitária, Mostra de Cinema Infantil e Oficina de Produção Audiovisual. As inscrições serão feitas no próprio CEU Meliane e também nas escolas da região, com as coordenações pedagógicas. Ferreira destaca que serão selecionados dois participantes do Curso de Produção Cultural, que receberão bolsa de R$ 400,00 mensais para atuarem como assistentes de produção no CEU durante todo o projeto.

Já em 2015, a Parabolé levará outras propostas, como festivais de música, oficinas de teatro, fotografia e musicalização, além de apresentações de caráter lúdico durante os finais de semana. “Pretendemos sensibilizar a comunidade para a importância da cultura em suas vidas e que compreenda o CEU como parte de uma estrutura pública de uso comum, que pode e deve ser gerida e utilizada por todos, com finalidades culturais”, destaca o coordenador.

Serviço:

Local: CEU Meliane | Rua Professor Ovídio Jorge Nogueira, s/n. Jardim Meliane
Telefone de contato: (41) 3292-9003

Programação

15/11 - 15h30: D.O.C. Mc (rap). 16h: E.M. Project (eletro). 17h: A Grande Roda de Histórias (teatro)
16/11 - 10h: Earth Red Crew & The Mob Crew (break). 11h: A Grande Roda de Histórias (teatro)

Programação 2014
Todas as atividades são gratuitas.

19/11 a 17/12: Curso de produção cultural - quarta a sexta-feira | 14h30 às 17h. 40 vagas - Podem participar jovens a partir de 16 anos que tenham o Ensino Fundamental completo e que residam, preferencialmente, no entorno do Jardim Meliane.

 26/11 a 29/11: Workshop de rádio comunitária - quarta a sexta-feira | 9h às 11h30. 20 vagas - Podem participar jovens e adultos, a partir de 12 anos, sem restrição de escolaridade e que sejam, preferencialmente, moradores do entorno do Jardim Meliane. O objetivo é capacitar a comunidade no uso de equipamento de som e de radiodifusão, visando à futura implementação de uma rádio comunitária vinculada à Associação de Moradores.

26/11 a 30/11: Mostra de cinema infantil - Atividade aberta a toda comunidade. Horários e filmes a confirmar.

03 a 06/12, 10 a 13/12 e 17 a 20/12: Oficina de produção audiovisual - quarta a sexta-feira | 14h30 às 17h. 30 vagas - Podem participar jovens e adultos, a partir de 12 anos, com conhecimentos básicos de informática. O objetivo é capacitar a comunidade no uso de dispositivos, aplicativos e ferramentas de captura de áudio e vídeo para produção autoral de conteúdo audiovisual.

Sobre a Parabolé

A Parabolé Educação e Cultura, fundada em 2008, tem como objetivo promover arte  e cultura como elementos de transformação educacional e social. Já empreendeu mais de 30 projetos culturais, circulou por oito estados do Brasil e recebeu diversos prêmios. Entre os produtos culturais e educacionais que concebe, destacam-se espetáculos, CDs, livros, filmes, oficinas, cursos e palestras direcionados principalmente para crianças, adolescentes, pais e educadores. Todos os produtos são resultados de projetos e pesquisas que utilizam referências estéticas contemporâneas e evocam conteúdos das tradições populares. Ao intervir no cotidiano das instituições de ensino de forma criativa e estreitar o laço entre a Cultura e a Educação, a Parabolé passou a ser reconhecida pela originalidade e alcance de suas ações. Em 2012, criou a Parabolé Editora, que publica e distribui títulos literários, musicais e audiovisuais.