24/10/2014
A mastectomia – cirurgia de retirada total ou parcial da mama, associada ou não à retirada dos gânglios linfáticos da axila – é um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama. Após, para restaurar a mama quanto à forma, aparência e tamanho é realizada a cirurgia plástica de reconstrução da mama.
Essa cirurgia plástica é fundamental para a mulher, pois os seios têm relação direta com a autoestima, sexualidade e maternidade, o que pode ser afetado pela mastectomia, com influência psicológica negativa. Dependendo do caso, as duas cirurgias podem ser realizadas ao mesmo tempo – o que influencia é o tipo do tumor, dimensão e condições do paciente. Pode também ser adiada até que a paciente se recupere da mastectomia ou de qualquer tratamento adicional do câncer.
A reconstrução da mama é um procedimento física e emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. Uma nova mama pode melhorar radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida.
Se apenas uma mama é afetada, somente ela pode ser reconstruída. Ademais, redução de mama, pexia ou aumento de mama podem ser recomendados para a mama oposta para melhorar a simetria de ambas as mamas.
Etapas do Procedimento
Pode ser realizada sedação intravenosa e anestesia geral. Às vezes, a mastectomia ou tratamento com radiação podem deixar tecido insuficiente na parede torácica para cobrir e sustentar o implante mamário. O uso de implante mamário para reconstrução exige quase sempre uma ou demais técnicas de retalho ou expansão de tecido.
O implante mamário pode ser um complemento ou uma alternativa para técnicas de retalhos. Implantes de silicone estão disponíveis para a reconstrução. A reconstrução da mama é finalizada através de uma variedade de técnicas para reconstruir o mamilo e a aréola. O cirurgião é quem irá ajudar a decidir qual alternativa é melhor para a paciente.
Mais informações com o cirurgião plástico Anderson Mayer pelos telefones (41) 3224-2685, 2103-2592 ou pelo email plasticarocio@gmail.com.