24/10/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Na semana de palestras promovida pelo Hospital São Lucas, parte da Campanha Outubro Rosa para conscientizar a importância da prevenção do câncer de mama, a palestra “As emoções e o processo de adoecimento, a mudança do estilo de vida como processo de cura”, da terapeuta Bernadette Oliveira, destacou o poder do pensamento e das palavras.
A terapeuta orienta que é preciso sair do papel de vítima. Muitas pessoas desejam a morte e ela diz que o mundo passa a conspirar a favor e aparecer apenas situações negativas em sua vida, como uma resposta ao seu desejo. “Pessoas têm que pensar que podem mudar de vida. Todo dia podemos melhorar como pessoa e ser feliz. Tem que dar amor a si mesmo”, diz.
Ela comenta que é preciso entender os sinais que a vida dá, aceitar as pessoas como elas são e ter mudanças no pensamento para ajudar no processo de cura. Bernadette detalha que ao receber o diagnóstico do câncer muitas pessoas se entregam, culpam Deus, e não lutam contra a doença ou para poder viver melhor. “Os pensamentos e palavras têm poder. Se ficar o tempo todo se maldizendo, atrai coisas ruins”, afirma.
Para viver melhor, ela explica que é preciso saber administrar as emoções, a raiva que sente. “Tem que fazer as pazes com o que estão sentindo”, declara, completando que é preciso mudar o que pensa, o que come, o que assiste e o meio em que vive, para que tudo ajude no seu bem-estar.
Programação
Nesta sexta-feira (24), no Hospital São Lucas, às 14 horas palestra com o Dr. Luiz Augusto Costa sobre “O papel da cirurgia plástica no câncer de mama” e às 15 horas “Luta contra o câncer – Com você pela vida!” com o Dr. Renato Augusto.