Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:42:17
Geral

GNV

14/10/2014

Volume de vendas de Gás Natural Veicular cresce 6% no Paraná

GNV

14/10/2014

Fonte:AENPr

Foto:Divulgação

Nos últimos três meses, o volume de vendas do Gás Natural Veicular (GNV) cresceu 6,02% no Paraná. Os dados são do levantamento realizado mensalmente pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas), concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado.

Em julho, o consumo era de 87.572 metros cúbicos/dia, volume que subiu para 91.900 metros cúbicos/dia em agosto e chegou a 92.845 m³/dia em setembro. Para o gerente do segmento veicular da Compagas, Justino Pinho, a alta se justifica pelas vantagens do GNV em relação aos combustíveis líquidos.

No mesmo período, o gás natural se manteve cerca de 49% mais econômico que o etanol e a gasolina. Tal vantagem é possível pois, além de ser mais barato, o GNV rende mais. “Com um metro cúbico de GNV é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de etanol ou gasolina. Se um carro médio roda na cidade cerca de 7 quilômetros com 1 litro de etanol, ou cerca de 10 quilômetros com gasolina, esse mesmo veículo passa a rodar no mínimo 13 quilômetros com 1 metros cúbico de gás natural”, ressalta Pinho.

Além disso, no Paraná, outro benefício é o desconto de 60% no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos com GNV. Enquanto os carros abastecidos por gasolina e álcool pagam 2,5% sobre o valor do automóvel, os proprietários de carros com GNV pagam apenas 1%.

Atualmente, 37 postos comercializam o GNV no Paraná para uma frota de cerca de 33 mil veículos. Os postos estão nas cidades de Curitiba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Colombo, Paranaguá e Pinhais. Em Londrina, 1 posto comercializa o gás natural fornecido pela Gastech.

COMPAGÁS – A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná completa 20 anos em 2014. Empresa de economia mista tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.

Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural no Paraná, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 23 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e atendimento a 14 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá e Londrina.