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Portal permite Procon otimizar atendimento os consumidores

Portal permite Procon otimizar atendimento  os consumidores

03/10/2014

Buscando otimizar o atendimento e facilitar a vida dos consumidores, o Procon de Campo Largo atenta para uma nova ferramenta de atendimento para toda a população. É o portal www.consumidor.gov.br. Através dele, os consumidores podem registrar suas queixas sem a necessidade de interferência do Procon. O portal é uma plataforma virtual desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.

Segundo o órgão, através do portal, o consumidor pode verificar se a empresa contra a qual ele quer relatar uma reclamação está cadastrada no sistema. Na sequência, o consumidor se cadastra e registra sua reclamação no site. A partir do registro da reclamação, a empresa tem o prazo de 10 dias para se manifestar.

De acordo com diretora do órgão no município, Sara Fracaro, “através do portal, é muito mais prático solucionar os problemas, pois o consumidor pode realizar o processo sozinho, tendo contato direto com a empresa fornecedora, o que irá acarretar a otimização e aceleração do atendimento”, diz.

Muitas empresas fornecedoras de produtos e serviços já se encontram cadastradas, entre elas o Banco do Brasil, Banco Santander, Caixa, Decolar.com, Submarino Viagens, Avianca, Brastemp, Consul, Walmart, Lexmark, Amil, Bradesco Saúde, Claro, Oi, SKY, Tim, Vivo, entre outras.

As informações coletadas são empregadas no monitoramento do mercado de consumo, o que implica na formulação de políticas públicas com repercussão coletiva, resultando numa redução efetiva do descumprimento das leis, além de um maior respeito ao consumidor pelas empresas.

Fracaro finaliza enfatizando que a população tem a total liberdade de procurar o órgão caso seu problema não seja solucionado através do portal. “Se por acaso a reclamação do consumidor não for resolvida, ele deve se dirigir ao órgão administrativo, de posse dos documentos que subsidiaram o registro junto à plataforma para a abertura de um processo, visando a resolução do conflito”, finaliza.
O Procon de Campo Largo está situado na Prefeitura Municipal – Bloco 15. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3392-1200.