03/10/2014
Entre os dias 28 de agosto e o dia 02 de outubro, o Sindimovec promoveu uma campanha pelo voto consciente através do Espaço “O Mundo do Trabalho”, transmitido todas as quintas-feiras, no Programa Em Boa Companhia, de Chis Minuzzo, pela Rádio Ágape 1.400 AM.
A ideia do Sindicato, na realização do projeto, foi chamar a sociedade civil organizada para debater a respeito das eleições 2014 e provocar a população para o desenvolvimento da crítica e do estudo dos candidatos antes do exercício do voto no próximo domingo, dia 05 de outubro. Na oportunidade, cada instituição ou representante entrevistado comentou sobre o que espera como resultado nestas eleições e sobre a importância do Voto Consciente.
Plebiscito Constituinte
Em 4 de setembro o programa entrevistou Gustavo Erwin (Red), assessor do Sindicato dos Bancários da CUT do Paraná, que analisou a importância do Plebiscito para convocação de uma Constituinte da Reforma Política, realizado entre os dias 1º a 7 de setembro.
Participação dos Jovens
Houve grande participação da juventude, que debateu sobre a aparente apatia dos jovens sobre a participação política, e como o jovem consciente pode influir nas decisões sobre o futuro de seu país, estado ou município. Dentre eles, Camila Lanes, 18 anos, Presidente da UPES (União Paranaense de Estudantes Secundaristas), Murilo Tchmola (18), aluno de Pedagogia da PUC-PR e professor de Literatura na Light House International School, Diego Martins (22), assessor da Câmara de Vereadores de Campo Largo, Ingrid da Silva e Erikka Alves, de 16 anos, alunas do Ensino Médio do Colégio Estadual Djalma Marinho, do Itaqui.
Os Trabalhadores
e as Eleições
Os trabalhadores também participaram do debate com o sindicalista Samuel Soares dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cimento, Cal e Gesso de Balsa Nova e Campo Largo (Simencal), que trouxe a visão operária e sindical sobre a importância das eleições. Na mesma oportunidade, a jovem empresária Suelen Marques, proprietária do Petit Poá Beauty Club, falou sobre a participação das mulheres trabalhadoras na política.
Nesse programa, Adriano Carlesso também ressaltou o trabalho de conscientização política que vem sendo realizado pelo movimento Fé e Política, coordenado pela Igreja Católica, que promoveu debates entre lideranças da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Voto Campo Largo
Ontem (2), houve a participação dos diretores da Acicla – Associação Comercial e Industrial de Campo Largo – Marcelo Weber (Presidente) e Juliano Bregolli (Gerente Executivo) e do Presidente da Associação de Amigos e Empresários do Itaqui, Edson Ribeiro, que falaram da campanha “Eu Voto Campo Largo”, de incentivo à escolha de candidatos da cidade.
Voto consciente
Em todas as oportunidades, e por todos os meios disponíveis, tais como redes sociais, facebook, sites, Jornal Classe T (do Sindimovec), palestras, debates e encontros políticos, Adriano Carlesso tem ressaltado a necessidade do voto consciente: “Nosso direito ao voto foi conquistado a duras penas, com muita luta e décadas de esforço e idealismo de líderes e pessoas que construíram a história do nosso país. Então, não é justo anularmos o voto, ou votarmos em branco. Precisamos escolher bem os nossos representantes para depois termos de quem cobrar providências, pois, o dia 05 de outubro será o dia mais importante dos próximos 4 anos, momento em que vamos passar a eles uma procuração para que ajam em nosso nome, decidindo nosso destino como nação. Escolheremos quem irá fazer as leis (Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais), mas, ao mesmo tempo, quem conduzirá o Estado e o Brasil como nação para a qual os olhos do mundo estão cada vez mais atentos”, salientou Carlesso.