Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:27:28
Geral

Renault e Volks no Paraná dão férias coletivas para 4 mil

Renault e Volks no Paraná dão férias coletivas para 4 mil

03/10/2014

Cerca de três mil trabalhadores das fábricas da Renault e Volkswagen, em São José dos Pinhais, entram em férias coletivas. As empresas alegam necessidade de reduzir a produção por causa da queda das exportações para a Argentina e a baixa demanda no mercado brasileiro. Na Renault a folga é para três mil funcionários, metade do quadro, de 13 a 22 de outubro.

As férias atingem a divisão de motores e a de carros de passeio, onde são produzidos os modelos Logan, Sandero e Duster. Deixarão de ser produzidos 10 mil veículos e 12 mil motores no período previsto. A fábrica produz 1.300 carros e 1.700 motores por dia. Em junho, a Renault já havia dado férias coletivas aos trabalhadores com o mesmo objetivo.

A Volkswagen, que emprega 3,2 mil pessoas no Paraná, dará férias coletivas de 20 dias a partir de meados do mês para cerca de mil funcionários do primeiro turno da unidade de São José dos Pinhais. Nesta semana, um grupo de 400 funcionários voltou do lay-off, após cinco meses, e outro grupo de 150 pessoas continuará em casa até o fim do mês. Não há detalhes sobre o número de trabalhadores que terão férias nos próximos dias.

Muitos campo-larguenses trabalham nestas duas fábricas, em São José dos Pinhais, e também serão atingidos pelas férias coletivas.