Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 03:40:15
Geral

CREAS realiza programação especial para marcar o Dia Internacional do Idoso 

CREAS realiza programação especial  para marcar o Dia Internacional do Idoso 

03/10/2014

Na quarta-feira, 1º de outubro, mais de 300 pessoas marcaram presença no Centro de Eventos João Paulo II para assistir à palestra show “60 que lá vem história”. A atração foi promovida pelo CREAS de Campo Largo – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – para comemorar o Dia Internacional do Idoso. A plateia foi formada por participantes dos espaços do CRAS Meliane, Ferraria e Rivabem, Centro de Convivência Durval Weber e Lar dos Idosos e Santa Cecília.  

A programação também contou com apresentação do coral e peça de teatro, ambas com integrantes da terceira idade. “Foi uma tarde gostosa e divertida. Voltamos felizes para casa”, afirma Leocádia Batista, 70 anos. Ela e o esposo, Romildo Custódio, 69 anos, participam de várias atividades e adoram passear, dançar e viajar. “A gente sempre gostou de fazer programas diferentes, mas sabemos que têm pessoas da nossa idade que quase não saem de casa”, diz Leocádia. Para ela, iniciativas como a oferecida pelo CREAS é muito importante para incentivar os idosos a aproveitarem a vida.

Regina Moro, coordenadora do CREAS de Campo Largo, afirma que a arte é um recurso vivencial e motivacional que implica na contribuição e melhoria psicológica, social e emocional do indivíduo que atinge uma maior longevidade. “Eventos como este, mesmo que sejam pequenos grãos de areia, fazem a diferença. O intuito é potencializar a autoestima dos idosos, sensibilizar a população quanto à importância da capacidade autônoma e criativa dessas pessoas, além de estimular novas ações de trabalho e pesquisa relacionados à terceira idade”, diz Regina. É o mesmo pensamento da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para a Secretária Noeli Parchen, o objetivo é conscientizar toda comunidade sobre a importância das mudanças de atitudes para com o idoso. “Incentivá-los por meio da arte para que busquem seus direitos e consigam envelhecer com dignidade, tanto na vida econômica, política quanto social”, assegura Noeli.

Os artistas Danilo Correia e Junior Bier estiveram à frente da palestra show “60 que lá vem história”. Eles conversaram com os idosos sobre temas como Valorização da Vida, Saúde, Cidadania, Bem-estar e Combate à Violência na Terceira Idade. Com bom humor, a proposta inseriu o público como protagonista social, criando e fortalecendo vínculos, quebrando barreiras de discriminação e eliminando ideias preconceituosas. Leocádia conta que irá multiplicar essa mensagem com seus vizinhos, familiares e amigos. Tereza Costa Machado, 65 anos, também assistiu à palestra. “Foi a primeira vez que participei de uma programação do CREAS e quero voltar mais vezes.  Fiquei emocionada com toda a programação”.

A iniciativa fez parte do projeto “Aprofunde seu Olhar”, promovido pelo CREAS e organizado pela Parabolé Educação e Cultura. Já foram realizadas, desde o começo do ano, intervenções culturais e palestras para debater temas como Trabalho Infantil e Combate ao Abuso Sexual. As últimas programações serão sobre “Combate à Violência contra a Mulher” e “Direitos das Pessoas com Deficiência”, que ocorrerão em novembro e dezembro, respectivamente.