Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:25:08
Geral

Outubro Rosa

01/10/2014

Campo Largo promove 1º Evento de Ações Conjuntas: Outubro Rosa e Saúde Mental

Outubro Rosa

01/10/2014

Fonte:Depcom/PMCL

Durante todo o mês de outubro, Campo Largo será incentivada a se preocupar um pouco mais com a saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a comunidade e empresas do ramo, promove o 1º Evento de Ações Conjuntas: Outubro Rosa e Serviço de Saúde Mental. Esta é primeira vez que o município une as duas campanhas.

As ações terão uma abordagem especial sobre a detecção precoce do câncer de mama, a prevenção da saúde da mulher, além da promoção de informações sobre saúde mental, já que a tradicional Semana de Saúde Mental sempre é realizada no mês de outubro.

Agenda

Abrindo as atividades, no dia 3 de outubro acontece a palestra “Ser Mulher – Uma Visão Atual”, voltada aos servidores do Centro Administrativo da Prefeitura. A ação acontece no Auditório e conta com a presença da doutora Thais Lorenzetti.

Em seguida, no mesmo local uma palestra será ministrada por Laura Portela, campo-larguense criadora da campanha “#ForçaNaCareca”. Portela foi diagnostica com o Linfoma de Hogdkin (câncer nas células linfáticas) e está realizando o tratamento de quimioterapia – no final do processo, será necessário um transplante de medula. No caso dela, será possível a realização de um autotransplante que demanda várias transfusões sanguíneas, motivo pelo qual foi criada a campanha.

O Studio de Dança Damballah finaliza as atividades do dia com uma apresentação.

Já no dia 10 de outubro, na Praça Getulio Vargas, a Secretaria oferece, durante todo o dia, as Barracas da Saúde. Nelas, os visitantes terão acesso a diversos profissionais de saúde e poderão solicitar exames de Mamografia (para mulheres acima de 40 anos) e teste rápido para HIV, além de receber orientações sobre Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Saúde Mental e detecção precoce de Câncer de Mama.

Também na praça, a professora Beth Cardoso, do Studio de Dança Damballah, ministra uma grande aula pública de dança, que vai incluir dança do ventre e dança urbana tribal. O curso terá uma hora de duração e será direcionado a pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade ou peso. Haverá sorteio de brinde para os participantes.

Finalizando o dia, o Grupo Desafio 2014, em parceria com a própria Secretaria, promove a Corrinhada Rosa (corrida + caminhada), atividade que tem início na praça e vai em direção ao Parque Cambuí e volta ao ponto inicial, onde os participantes serão recepcionados com uma mesa de frutas. Para participar, o interessado deve utilizar uma camiseta branca ou rosa e fazer sua inscrição clicando aquiHaverá sorteio de brindes.

No dia 17, na Praça Getulio Vargas, acontece a concentração e largada da Caminhada Outubro Rosa, com destino à Casa da Cultura. Lá, haverá palestras com enfoque em saúde mental, com a participação de pacientes em tratamento e apresentações especiais com alusão ao tema. Para participar, o interessado também deve utilizar uma camiseta branca ou rosa.

Finalizando o mês comemorativo, está programada para o dia 18 uma campanha de coleta de exames preventivos, bem como a realização de exames de mama e avaliações odontológicas para prevenção do câncer bucal. A atividade acontece das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.  Neste mesmo dia, as USB dos bairros Águas Claras, Itaboa, Ferraria e Centro de Saúde terão um trabalho especial de Fisioterapia, no qual técnicas de alívio da dor serão ensinadas.

O Hospital São Lucas é uma das entidades parceiras da Prefeitura nesse mês de conscientização e irá promover diversas atividades. Para conferir a agenda de ações do Hospital, curta a página oficial do evento no Facebook.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial de combate do câncer de mama e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. O movimento teve início nos Estados Unidos, quando várias cidades preparam ações sobre o tema no mês de outubro.

Com a aprovação do Congresso Americano, o mês se tornou o período oficial de prevenção ao câncer de mama e o Outubro Rosa começou a se espalhar no mundo todo. A iluminação de monumentos das cidades com a cor rosa e o laço rosa são símbolos do movimento.

Sobre a Saúde Mental

Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. No Brasil, os cuidados com a saúde mental no sistema público sofreram uma reforma que começou há quase 20 anos e que procura evitar as internações em hospitais psiquiátricos, criando mecanismos de diagnóstico e tratamento mais amplos, com equipes multidisciplinares.

Existem diversos mitos sobre o tema. Entre as doenças mentais comuns que acometem a população está o alcoolismo, dependência química, transtorno bipolar e a depressão.