Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:48:56
Geral

Histórias da Dona Carochinha

01/10/2014

Grupo encena peça de prevenção às drogas

Histórias da Dona Carochinha

01/10/2014

Fonte:Depcom/PMCL

No último dia 24, os alunos da creche Mariinha, que fazem parte do grupo teatral Sapatinho de Cristal, encenaram a peça “Histórias da Dona Carochinha” para o prefeito Affonso Portugal Guimarães, diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) do município, entre outros convidados. Participaram do evento também os secretários de Políticas Sobre Drogas, Carlos Weber, de Educação, Cultura e Esporte, Avanir Mastey, de Administração, Luiz Norberto, de Justiça e Cidadania, Daniel Pagracio, além da vereadora Lindamir Ivanoski.

Em discurso que antecedeu a apresentação, o prefeito explanou a sua alegria em poder prestigiar a peça, ressaltando a importância de se combater às drogas.

“Sou médico de crianças há mais de 40 anos e sei bem o quanto elas podem sofrer em um ambiente influenciado pelas drogas. Um projeto deste, que trabalha a inclusão das crianças tanto na arte quando no trabalho de conscientização no combate às drogas é de fundamental importância”, diz.

A ideia da secretaria era que, através do evento, pudesse apresentar a peça para os demais diretores que não conheciam o trabalho do grupo teatral, mostrando o trabalho eficaz dos alunos ao abordar este tema com as crianças.

De acordo com o secretário Carlos Weber, a parceria da secretaria com o trabalho desenvolvido pela creche tem sido um sucesso.

“O roteiro do teatro, que tem como tema a prevenção às drogas, foi idealizado após educadores da Creche Mariinha participarem de um dos polos de capacitação do projeto Prevenção em Escolas e Comunidades (Pescô), da nossa secretaria em parceria com a de Educação Cultura e Esportes”, diz.

“Promovemos este momento para mostrar para os demais mestres que, através da peça encenada pelas crianças, podemos ver que é possível fazer a prevenção e conscientização sobre cidadania e drogas. Queremos levar a peça para todos os Cmei’s do município, mas também despertar outras escolas a criarem sua própria estratégia na prevenção”, finaliza Weber.

Historias da Dona Carochinha

Sob a coordenação da professora Rosilda Ferreira, o grupo apresentou para as autoridades a história da Dona Carochinha, personagem que descobre que seu livro de história está completamente vazio porque os personagens saíram das páginas e resolveram andar livres pelo mundo.

Peter Pan, Três Ursos, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e outros personagens clássicos descobrem que muitas pessoas fumam e bebem no mundo real, inclusive na frente das crianças, o que os deixa tristes e preocupados.

Para a professora, a peça é a maneira mais eficaz de prender a atenção dos pequenos para um assunto tão importante.

“A maneira como a história é contada envolve as crianças. Os pequenos vibram a cada ato, aplaudem e se rebelam com o desenrolar da história. Temos certeza que esta é a melhor ferramenta que existe para ensinarmos algo a eles”, finaliza.