30/09/2014
Programa Jogue Limpo doa 1000 mudas ao Horto Municipal
30/09/2014
Fonte:Depcom/PMCL
O Horto Municipal de Campo Largo recebeu na tarde da última sexta-feira (19), a doação de 1.000 mudas nativas, doação proveniente do Programa Jogue Limpo. Fomentado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM), Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (SINDICOMBUSTÍVEIS-PR), em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ministério Público e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa atua em Campo Largo desde 2011.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Reinaldim, o recebimento das mudas mostra o quão comprometido o município está com a natureza.
“A doação nada mais é que um reconhecimento pelo nosso trabalho quanto ao cuidado com o meio ambiente. Para o município isso é de grande importância, pois são necessárias mudas nativas para realizar programas de educação ambiental, arborização urbana, recomposição de mata ciliar e áreas degradadas”, comenta.
Entre as espécies que o município recebeu, estão mudas de Araucária, Pitanga, Palmeira Jerivá, Guabiroba, Dedaleiro, Monjoleiro, Uvaia, Araça Vermelho, Araribá e Caviuna.
Para Cinthia Chico, uma das representantes do programa, Campo Largo foi escolhida dentre os municípios participantes do programa por ser participativo e se destacar nas ações de logística reversa das embalagens de óleo lubrificante.
“A intenção do programa é dar continuidade a esse tipo de ação. Para 2015, estão previstas novas doações de mudas”, finaliza.
Programa Jogue Limpo
O Programa Jogue Limpo tem por objetivo a coleta e reciclagem de embalagens usadas de lubrificantes, cuidando para que empresas de comércio varejistas de combustíveis, lubrificantes, concessionárias, transportadoras, oficinas mecânicas, entre outros, colaborem com a preservação do meio ambiente, contribuindo adequadamente com a cadeia de reciclagem do plástico usado nas embalagens de lubrificantes.
As embalagens devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda são entregues pelos comerciantes aos caminhões de recebimento, dotados de moderna tecnologia embarcada, que os direcionam para esses centros de recebimento. Nesses centros, as embalagens plásticas recebem um tratamento inicial possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas.