Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:24:37
Geral

CREAS de Campo Largo promove evento para marcar o Dia Internacional do Idoso

CREAS de Campo Largo promove evento para marcar o Dia Internacional do Idoso

29/09/2014

A atividade, que tem cunho artístico e educativo, irá reunir cerca de 300 idosos para debater sobre temas como Valorização da Vida, Saúde, Cidadania, Bem-estar e Violência na Terceira Idade

Para marcar o Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, o CREAS de Campo Largo – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – realizará, nesta mesma data, a palestra show “60 que lá vem história”. A atividade, que ocorrerá no Centro de Eventos João Paulo II, terá na plateia aproximadamente 300 idosos que frequentam os espaços do CRAS Meliane, Ferraria e Rivabem, Centro de Convivência Durval Weber e Lar dos Idosos e Santa Cecília. Além da palestra, a partir das 14 h, a programação terá coral e peça de teatro com integrantes da terceira idade.

Regina Moro, coordenadora do CREAS de Campo Largo, explica que a iniciativa é fundamental para colaborar na mudança do quadro apresentado pelo Relatório dos Dados Estatísticos do Serviço de Enfrentamento à Violência contra Idosos (SENVI). De acordo com o documento, o município registrou 65 atendimentos entre janeiro e agosto de 2014 (frente a 33 de todo o ano de 2013), entre negligência, auto negligência, violência física e psicológica, abandono e abuso financeiro. “É relevante o crescimento, sem falar que 2014 ainda nem terminou. Isso nos leva a agir. Mesmo que esses eventos sejam pequenos grãos de areia, eles fazem a diferença. A arte, como recurso vivencial e motivacional, implica na contribuição e melhoria psicológica, social e emocional do indivíduo que atinge uma maior longevidade”, enfatiza Regina.

 

Arte, informação e orientação

A palestra show “60 que lá vem história” é um mecanismo de informação com entretenimento e bom humor que conversa diretamente com o idoso. Sua finalidade é inserir o público como protagonista social, criando vínculos e fortalecimento, quebrar barreiras de discriminação e eliminar ideias preconceituosas. O objetivo corresponde a uma ação efetiva das políticas governamentais (Art. 2º do Estatuto do Idoso – Lei 10.741 de 1º de outubro de 2006) que prevê “... aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade...”.

Os artistas Danilo Corrêa e Junior Bier estarão à frente do evento, que trará orientações sobre Valorização da Vida, Saúde, Cidadania, Bem-estar e Combate à Violência na Terceira Idade. A ideia é potencializar a autoestima do público, sensibilizar a população quanto à importância da capacidade autônoma e criativa do idoso, além de estimular novas ações de trabalho e pesquisa relacionados à terceira idade.

A iniciativa faz parte do projeto “Aprofunde seu Olhar”, promovido pelo CREAS e organizado pela Parabolé Educação e Cultura. Já foram realizadas, desde o começo do ano, intervenções culturais e palestras para debater temas como Trabalho Infantil e Combate ao Abuso Sexual. As últimas programações serão sobre “Combate à Violência contra a Mulher” e “Direitos das Pessoas com Deficiência”, que ocorrerão em novembro e dezembro, respectivamente.

 

SERVIÇO:

“60 que lá vem história” (público: idosos)

Data: 1º de outubro

Horário: 14h às 16h

Local: Centro de Eventos João Paulo II

Endereço: Rua do Centenário, SN Centro | Campo Largo