19/09/2014
Dirigentes do Sindimovec participaram esta semana da Plenária Estadual da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), em Foz do Iguaçu, entre os dias 14 a 16 de setembro. O evento, que reuniu cerca de 300 lideranças sindicais de todo o Paraná, debateu importantes temas da realidade brasileira, do sindicalismo e das próximas eleições. A Plenária, que destacou temas de conscientização política, teve a participação de Adriano Carlesso (Presidente), dos diretores Sidnei Iarek, José Assis Oliveira, Gilberto Schwendtner, Ricardo Batista, Fábio Marcelo Borges, Laionel Sierpenski Dutra, Mário Cézar Batista de Oliveira e Altair Chemberg. Também participaram Juliano Castagnoli – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta (SSPAD), de diretores do Sinpolocal - Emílio Ferreira – Vice-Presidente, Amarildo Cézar da Costa – Diretor Financeiro, e Hermínio Santana, do Sindipiso.
O Presidente licenciado da NCST do Paraná, Denilson Pestana da Costa também compareceu à Plenária.
Eleições de 2014
José Calixto Ramos, Presidente Nacional da Nova Central Sindical dos Trabalhadores falou sobre a importância das eleições de 2014 para o futuro do Brasil e sobre o posicionamento da NCST.
Os aspectos de motivação, planejamento e ações necessárias para as eleições foram temas da palestra do escritor, professor e conferencista Claudino Kostesky.
José Maurino de Oliveira Martins, Diretor do Departamento de Gestão do Sistema Público de Trabalho Emprego e Renda e Economia Solidária/SETS, falou sobre o Sistema Único de Trabalho (SUT).
Sindicalismo brasileiro
O advogado trabalhista Dr. Sandro Lunard Nicoladeli abordou o tema das Potencialidades do Internacionalismo Operário e o novo Protagonismo do Sindicalismo Brasileiro. Sandro Lunard é especialista em normas internacionais e liberdade sindical pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), mestre e doutorando em Direito e professor de Direito do Trabalho na UFPR.
A palestra de encerramento do Encontro, sobre o tema Os trabalhadores e as eleições de 2014, foi apresentada por Marcos Verlaine, jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). A diretoria da NCST também fez a prestação de contas do período 2013/2014, que foi analisada e aprovada pelo Conselho Fiscal.
Após a apresentação do Plano de Ação da NCST para o ano de 2015, o Encontro foi encerrado.