17/09/2014
Setembro Verde promove Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável
17/09/2014
Fonte:Depcom/PMCL
Dando prosseguimento à agenda de atividades que compõe o Setembro Verde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promoveu nos últimos dias 10,11 e 12 o Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, evento que reuniu a comunidade para abordar temas como Energias Renováveis, Construções e Cidades Sustentáveis, Gestão Ambiental e Plano de Saneamento Básico (PMSB). As atividades aconteceram no auditório da Faculdade Cenecista de Campo Largo (Facecla).
De acordo com a analista ambiental da SMMA, Mirela Jacomasso Medeiros, a ideia do evento era trazer profissionais que pudesse agregar e dividir experiências já vividas em outras localidades.
“Resolvemos trabalhar nesse mês vários assuntos relacionados à questão ambiental, trazendo profissionais com experiências positivas paras serem utilizadas na cidade e abordando temas importantes para discussão no município”, diz.
No primeiro dia do fórum (10), o tema apresentado foi o de construções sustentáveis e energias renováveis, onde experiências foram trazidas do Escritório Verde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e de energia fotovoltaica, promovida pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL). Já no dia 11, o assunto que permeou o fórum foi a importância do planejamento ambiental das cidades. Para finalizar, no dia 12 foi realizado um debate sobre o desenvolvimento sustentável, onde profissionais também debateram sobre o desenvolvimento e importância do PMSB no município e em todo o país.
Medeiros finaliza explicando que, apesar das atividades serem bastante técnicas, acabaram caindo no gosto de todos os participantes, com algumas se destacando.
“O fórum foi aberto para a comunidade como um todo, e o envolvimento dos participantes foi satisfatório. A comunidadeescolar ficou um pouco ressabiada, pois os assuntos são técnicos demais, mas eles gostaram e interagiram bastante”, comenta.
“A palestra do Prof. Eloy Fassi Casagrande (Escritório Verde/ UTFPR) trouxe um modelo de moradia sustentável que interessou ao público, pois matérias-primas sustentáveis e alternativas ambientais na construção civil já são uma realidade no mercado brasileiro”, comenta.
“As apresentações sobre o planejamento das cidades, a visão sistêmica do desenvolvimento sustentável e o PMSB também trouxeram maior reflexão aos participantes, imaginando o que pode ser aplicado no nosso dia-a-dia e na gestão pública para a nossa cidade”, finaliza Medeiros.
Setembro Verde
O mês de conscientização Setembro Verde está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Diversas atividades sobre o tema “sustentabilidade e educação ambiental” estão incluídas no evento e a escolha do mês está relacionada a duas datas importantes comemoradas nos dias 21 e 22 de setembro: Dia da Árvore e início da primavera, respectivamente.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Reinaldim, o objetivo é fazer do evento uma tradição na cidade. “Não queremos que seja apenas mais um evento, que caia no esquecimento das pessoas. Mas que todo ano, o mês de setembro seja reservado para a discussão do tema, que é tão importante para a sociedade”, explica.
A primeira atividade foi o II Encontro Internacional de Meio Ambiente, que aconteceu no dia 25 de agosto, mas o mês todo de setembro está recheado de atrações. Acompanhe a agenda completa aqui e curta a página oficial do evento no Facebook.