12/09/2014
Divulgada na última sexta-feira (05), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostra que Balsa Nova superou a meta pré-estabelecida para 2013. Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte Glaci Merchiori, a meta era 5,5, porém o município atingiu 6,3. “Nossa média é superior a média Estadual, parabenizo todos os responsáveis”, disse a secretária.
Em 2007 a média era 5,3 na cidade, em 2011 a média caiu para 4,3, já em 2013 o resultado foi 2,0 pontos de diferença a mais. “É o resultado de um trabalho sério e em conjunto”, afirmou o Prefeito Luiz Costa, que se diz feliz com o resultado, “precisamos continuar trabalhando cada vez mais”, disse. Segundo o Prefeito, a educação é um dos principais pilares de sua gestão.
Segundo tabela de metas projetadas, a média seria de 5,8 em 2015, 6,0 em 2017, só em 2019 seria 6,3. “Estamos adiantados e vamos continuar assim”, finalizou Glaci.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.