12/09/2014
Nova turma de Altas Habilidades no Sagrada Família
12/09/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Campo Largo tem avançado quando se trata de crianças com Altas Habilidades. Apesar de ainda terem sido identificadas poucas crianças com Superdotação no município, muitos pais que já identificaram isso nos filhos têm se unido para buscar o melhor para eles, um ensino especializado e que estimule as crianças. Devido a esse interesse e união dos pais, com apoio de algumas pessoas e do Colégio Sagrada Família, além de uma sala municipal e uma estadual em outros colégios, duas novas salas estão em funcionamento no Sagrada Família.
Em abril deste ano começaram os trabalhos com as crianças pela manhã, as quais já fizeram diversos trabalhos principalmente usando robótica, e em agosto iniciou uma nova turma à tarde. Ao todo são cerca de 12 alunos, que têm recebido atendido de profissionais especializadas em Altas Habilidades, além de apoio de alguns profissionais de disciplinas específicas. Os alunos têm aulas pelo menos duas vezes na semana e alguns falam que queriam que fosse todos os dias, tamanho é o interesse deles.
A sala é voltada para estimular a área de interesse dos alunos, além de fazer um trabalho de sociabilidade e dar suporte em todas as necessidades deles. As aulas podem ser individuais ou em grupo, de acordo com o interesse, com destaque para física, astronomia e robótica, mas há também aluno com Altas Habilidades em História. Além do trabalho em sala, as professoras levam os alunos para verem exposições e conhecer novos espaços e projetos, o que estimula ainda mais o interesse deles. Na turma da tarde, que recém iniciou os trabalhos, a professora ainda está fazendo um mapa de interesses dos alunos para depois começar o enriquecimento da matriz curricular.
“É uma criança que está nascendo e tem que ser cuidada. Já estamos colhendo frutos positivos”, destacou a Irmã Lúcia sobre este projeto. Empresas que tiverem interessadas em apoiar este projeto, fornecer materiais novos que possam ser utilizados para os alunos desenvolverem projetos, podem entrar em contato com o Colégio pelo telefone (41) 3292-1071.