12/09/2014
Treinamento mobiliza 900 alunos na Facecla
12/09/2014
Sirenes de alerta. Viaturas da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. Centenas de pessoas aglomeradas em frente à Faculdade Cenecista de Campo Largo – Facecla. A cena incomum causou espanto por quem passava no local. Mas tudo não passava de uma simulação preparada pela instituição de ensino. O treinamento de evacuação de área simulou uma situação de incêndio no prédio da Facecla. Supervisionados de perto pelos alunos e coordenadores do curso de Segurança do Trabalho, os cerca de 900 alunos foram evacuados das salas de aula e levados para a Rua Rui Barbosa. A ação ocorreu às 19h30min, horário de significativo fluxo de veículos e pessoas no arredores da Facecla. Toda a evacuação durou apenas 5 minutos e 30 segundos.
O objetivo do treinamento, segundo a professora e técnica de segurança Vanessa Nymberg, é fornecer meios para que, em situações de emergência, os colaboradores da instituição tenham condições de abandonar o local de risco de uma forma segura e ordenada. “Visamos salvaguardar a integridade física de todos os colaboradores e alunos, bem como o patrimônio da empresa” – completa a professora. Através da ação, os alunos do curso viveram a experiência de uma situação de emergência: o primeiro contato com uma das principais atividades de um técnico de segurança do trabalho.
Para o Sargento Alvacir, do Corpo de Bombeiros, a iniciativa merece reconhecimento. “Foi excepcional. A Facecla tomou uma atitude exemplar, de conscientização em cursos técnicos e superiores”. Para ele, a ação tem importância não apenas na formação dos profissionais de Segurança, mas também na sociedade. “Isso certamente vai fazer o efeito multiplicador para as futuras gerações de Campo Largo”.
O treinamento movimentou alunos como Willian Carlos da Silva, estudante do segundo ano do curso de Segurança no Trabalho. Ele considera o treinamento extremamente positivo para a formação profissional. “Essa atividade proporciona conhecimento maior para todos os alunos do curso quanto das outras áreas da Faculdade”. Willian destaca que o treinamento torna os participantes mais atentos às situações de emergência além dos muros do colégio. “Agora todos já têm uma noção de como se comportar numa ocasião como essa. Isso é muito importante para a segurança de todos”, classifica o estudante.
A ação contou ainda com o apoio da Polícia Militar e dos estudantes do curso de Enfermagem da Facecla. Além de Vanessa Nymberg, o brigadista Juliano Zampier e o enfermeiro Almir Luciano coordenaram a ação.