11/09/2014
Projeto Boa Visão atende alunos campo-larguenses
11/09/2014
Fonte:Depcom/PMCL
No último dia 30, diversos estudantes da rede pública de educação do município foram atendidos pelo Projeto Boa Visão, programa que promove a saúde ocular dos estudantes matriculados nas escolas públicas municipais e estaduais do município e tem como objetivo identificar deficiências, corrigindo ou diminuindo os efeitos com o uso de óculos. O projeto é idealizado pelo Rotary Club Internacional e conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) e de Saúde (SMS), além de empresas de Campo Largo e Curitiba.
O projeto promoveu testes de acuidade visual e providenciou encaminhamentos para consultas oftalmológicas. Após os testes, o Departamento de Área Visual da SMECE realizou a triagem de crianças com mais dificuldades de visão. No total, 24 crianças foram selecionadas e 17 destes foram levadas até a Clínica Barigui de Oftalmologia, em Curitiba. O restante dos alunos tem consulta agendada para o próximo dia 27, na mesma clínica.
Entre os já atendidos, 11 irão receber óculos, fornecidos pelo projeto. “Em breve, 11 crianças campo-larguenses terão melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida, pois a falta dos óculos acabava comprometendo o aproveitamento escolar e a qualidade de vida dos mesmos. Esta é a primeira vez que o município participa deste projeto e temos certeza que será uma parceria de sucesso, que levará mais saúde ocular para os nossos alunos”, relata a coordenadora municipal da Área Visual, Adriane Kuroski.
“Os números dos atendimentos são o reflexo do trabalho de diagnóstico do PSE, amplamente apoiados pelos secretários municipais de saúde e educação, coordenados pelos doutores Claini Ortolan e Vanessa Bacelar”, explica Kuroski.
Um dos coordenadores da ação é o membro do Rotary e médico da Estratégia Saúde da Família de Campo Largo, Jaime Kuzuo. Ele salientou que este é um trabalho voluntário em prol da comunidade, que conta com diversos profissionais para promover melhoria nas áreas de educação e saúde.
“Este é um projeto piloto, que esperamos ampliar e garantir sua continuidade para o município de Campo Largo”, afirma Kuzuo.
Programa Saúde na Escola (PSE)
Campo Largo participa do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais ampliada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Através do PSE, somente na área oftalmológica, cinco mil estudantes do município já foram atendidos.