11/09/2014
Campo-larguense conquista bolsa integral para estudar medicina
11/09/2014
Fonte:Depcom/PMCL
O prefeito Affonso Portugal Guimarães recebeu na manhã da última segunda-feira (8), juntamente com o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Avanir Mastey, a visita do aluno campo-larguense Rudson Robert Romero e de sua mãe, Juliana aparecida Machado Farias. Por meio do Programa Universidade para Todos (Pro Uni), Romero conseguiu uma bolsa de estudos integral para cursar medicina na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC).
Filho de uma educadora e um torneio mecânico, Rudson é o caçula de dois irmãos e sempre estudou em escolas públicas. Começou cursando o primeiro e segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Mauro Portugal. Terceiro, quarto e quinto anos foram feitos na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Do sexto ano até o fim do ensino médio, Rudson estudou na Escola Estadual Desembargador Clotário Portugal.
“Conseguir esta bolsa de estudo no curso mais concorrido de uma das melhores universidades do estado é uma vitória de toda a nossa família. Sempre fiz de tudo pra que meu filho estudasse e essa vitória premia o esforço dele. Não adiantava nada a família apoiar se ele não quisesse, então é mérito total dele”, comenta a mãe.
Para o secretário de Educação, os pais foram essenciais para a conquista, porque conseguiram oferecer o suporte necessário para o êxito do filho. Além disso, Mastey ressalta a qualidade do ensino público do município, que forneceu as bases para que Rudson chegasse onde chegou.
“Através da nossa rede pública, o aluno tem a chance de chegar ao posto mais alto de um curso dos mais concorridos. Este tipo de resultado demonstra que toda criança que estuda seriamente pode obter êxito. Através do Pro Uni, o aluno conseguiu uma bolsa que, se fosse paga mensalmente, teria o valor R$ 4.200 reais. Queremos que muitos outros estudantes sigam este caminho”, diz Mastey.
O prefeito, que é médico e atua há mais de 40 anos na área de pediatria, se diz orgulhoso e vê em Rudson um exemplo claro do potencial campo-larguense. “Para nós é uma grata satisfação acompanhar um jovem de 18 anos batalhar e conseguir uma oportunidade para sua formação, o que vai ser muito importante não só pra ele, mas para a sua família e para o nosso município. O jovem Rudson é um exemplo a ser seguido. Parabéns!”, conclui Guimarães.