Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:24:52
Geral

Artesanato

04/09/2014

Curso de Artesão de Cerâmica – Pintura em Biscuit forma primeira turma no IFPR

Artesanato

04/09/2014

Fonte:Depcom/PMCL

No último dia 1, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) formou os primeiros 24 alunos do “Curso de Artesão de Cerâmica – Pintura em Biscuit”. O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. A Prefeitura, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, é uma das parceiras do programa.

As aulas da primeira edição do curso aconteceram entre os dias 24/06 e 01/09, com uma carga horária de 160 horas. Sendo totalmente gratuito, ele ainda permitiu que os alunos recebessem uma bolsa, no valor de R$ 2,50 por hora de aula assistida. O Centro de Ciências e Tecnologia Cerâmica do Paraná (Cestec) e a Indústria e Comércio de Cerâmica Tirolesa apoiaram o projeto.

Samanta Ramos dos Santos, coordenadora adjunta do Pronatec no IFPR em Campo Largo, ressalta o intuito de promover cursos que agreguem mais à área profissional.

“A realização do curso se deu com a nossa intenção em promover e resgatar o histórico cultural do município. Por Campo Largo ser reconhecida com a Capital Nacional da Louça, nosso intuito foi o de resgatar no cidadão campo-larguense a valorização da arte em cerâmica, retratando nas peças toda a magia da cidade, além de promover a inserção educacional profissional e cultural aos alunos”, diz.

“O trabalho realizado foi extremamente gratificante. Essa foi somente a primeira turma, mas já estamos ansiosos para as novas turmas do ano que vem. Possibilitados pela graduação, os formandos já estão aptos para trabalhar como autônomos ou até mesmo na indústria”, acrescenta a coordenadora.

De acordo com Célia Regina Alves de Araujo Sandrini, coordenadora geral do Pronatec no estado, o programa veio para resgatar as pessoas que estavam desacreditadas em relação aos estudos.

“Hoje, quem faz o curso se sente realizado com a oportunidade de se capacitar e abrir seu próprio negócio, tanto os jovens como os idosos. No Brasil, o Pronatec já alcançou o número de oito milhões de alunos. E a tendência é este numero só aumentar”, cita.

“O curso de artesão de cerâmica e pintura em biscuit foi um grande avanço. Ele faz parte da Formação Inicial Continuada, que estimula os interessados para que voltem a estudar. Muitos alunos que começaram no Pronatec  hoje fazem um curso técnico no IFPR”, finaliza Sandrini.