Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:34:55
Geral

Tabagismo

01/09/2014

Tabagismo mata 5 milhões de pessoas por ano, segundo Organização Mundial da Saúde

Tabagismo

01/09/2014

Fonte:Governo Federal

Na última sexta-feira (29) foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Prefeitura de Campo Largo faz parte desta luta. Por meio da secretaria municipal de Políticas Sobre Drogas, inúmeras ações de prevenção a drogas lícitas, como o cigarro, e também as ilícitas, são realizadas em escolas e empresas da cidade.

Criada em 2013, durante a gestão do atual prefeito, Affonso Portugal Guimarães, a secretaria tem como objetivo desenvolver no município políticas públicas para prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social de dependentes químicos em recuperação.

Por meio do programa Prevenção em Escolas e Comunidades (Pesco), uma equipe da secretaria realiza palestras em diversos pontos das cidades sobre os malefícios proporcionados pelo uso de drogas. Só no ano passado, o Pesco atingiu cerca de 60 mil pessoas e passou por aproximadamente 70 escolas.

“Em nossas discussões, nós enfatizamos a importância de se ter informação sobre os riscos do uso do tabaco, que é a droga que mais mata em todo mundo, em nosso país e em nossa região”, ressalta o secretário da pasta, Carlos Weber.

Dados

Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mata cinco milhões de pessoas por ano. Algumas pesquisas apontam que aproximadamente 47% da população masculina mundial e 12% da feminina são fumantes.

O tabaco responde por 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar, 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio entre pessoas com menos de 65 anos. Em 2013, foram registradas 1,4 milhão de diárias de internações no SUS causadas por 19 doenças relacionadas ao tabaco.