29/08/2014
Mariinha incentiva crianças a interagirem com computadores
29/08/2014
Por Luis Augusto Cabral
O contato precoce das crianças com os computadores já é uma realidade no Centro de Educação Infantil (Creche) Mariinha. Pelo menos uma vez por semana as crianças têm uma hora de aula, com teoria e prática com essa ferramenta que será fundamental na vida de cada uma delas. A Mariinha montou o Laboratório de Informática com computadores doados por empresas e entidades sociais da cidade, às quais as crianças agradecem.
Na manhã da última quinta-feira a Creche Mariinha recebeu mais um computador, doado pela loja maçônica Acácia de Campo Largo, filiada à Grande Loja do Paraná. Lolari Portugal Caneparo, diretora do Centro de Educação agradeceu a doação e disse que o equipamento será muito útil para manter o Laboratório completo e funcionando. “Quando uma máquina estraga a gente precisa repor outra, para as crianças não ficarem sem atividade”, disse ela.
Brincando
Atividades lúdicas e culturais são as principais ações das crianças, em frente aos computadores. Elas gostam muito de jogar, principalmente os jogos com carros de corrida, animais em pistas e histórias com desenho animado e o alfabeto colorido. Lolari explicou que muitas nem sequer tiram os olhos da tela, quando chega alguém na sala. O mais difícil é tirá-las de lá, quando termina o tempo.
O conhecimento e a proximidade das crianças com esses equipamentos, segundo Lolari, é imprescindível para a educação delas. “Muitas já trazem de casa esse contato com computadores, tablets, celulares. Aqui elas apenas têm mais informação, de forma disciplinada, de como utilizar de maneira correta esses equipamentos. No futuro elas vão ter, nas escolas, cada uma, o seu computador, para através dele aprender o que ainda hoje só aprendem nos livros e apostilas impressos”.