07/08/2014
Paraná tem a segunda maior retração na produção industrial do país
07/08/2014
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/ ANPr
A produção industrial no Paraná apresentou o segundo pior desempenho entre os estados brasileiros no mês de junho. A queda foi de 7,5%, quando se compara o volume produzido no mês de referência ao registrado em maio deste ano. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (6), ao se analisar os resultados com os verificados em junho de 2013, o Paraná também teve a segunda maior redução na produção - 14%. Em ambas as comparações, apenas Amazonas teve desempenho pior do que o estado paranaense.
Além de Paraná e Amazonas, outros nove estados igualmente não têm o que comemorar na passagem de maio para junho. O resultado foi positivo apenas para Rio de Janeiro, Espirito Santo e Goiás. A média brasileira é de retração de 1,4%, sendo o maior percentual desde dezembro de 2013 nesse tipo de comparação. Frente a junho do ano anterior, a queda foi ainda maior, de 6,9%. Segundo a pesquisa, foi o recuo mais forte desde setembro de 2009, quando o índice teve baixa de 7,4%.
Na comparação anual, de acordo com os técnicos do IBGE, o desempenho ruim do Paraná foi pressionado pela baixa produção do setor automobilístico com veículos automotores, reboques e carrocerias.
Quando se verifica os números do trimestre de abril a junho e os compara com os primeiros três meses deste ano, também se constata redução acentuada da produção industrial paranaense. De janeiro a março, houve aceleração de 3,2%. Já de abril a junho, percebeu-se uma mudança de rumo, e o segmento fabril se deparou com uma queda de 10,7%. A média nacional para este período ficou em 5,4%.
No primeiro semestre do ano, o acumulado do Paraná ficou negativo em 4,3% e, nos últimos 12 meses, positivo em 0,3%.