25/07/2014
Cirurgia no nariz melhora estética e problemas de saúde
25/07/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Por estar no ponto mais elevado da face, o nariz é o que chama mais atenção no rosto. Muitas pessoas incomodam-se com a estética do nariz - ou por ter uma ponta muito levantada ou baixa, ou muito largo, ou com desvio, com um perfil grande, enfim, diversas formações que podem deixar o rosto menos harmônico, ou por hereditariedade ou por lesões. Para isso, a cirurgia plástica é muito recomendada.
Mais do que estético, a cirurgia plástica pode melhorar casos em que o paciente tem dificuldade respiratória. O resultado é melhora na autoestima e na qualidade de vida. O procedimento deve ser feito com profissional com experiência e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O cirurgião plástico Anderson Mayer explica que para realizar a cirurgia é feita uma avaliação do estado de saúde do paciente, examina-se e mede o rosto para então discutir o que pode ser feito, dar recomendações e informar quais são os possíveis resultados com a cirurgia e cuidados pré-operatórios.
Por serem realizados cortes dentro dos orifícios do nariz, geralmente não fica cicatriz aparente. O que o paciente irá perceber no pós-operatório é o que o nariz ainda fica inchado por alguns meses e somente depois irá realmente ver o resultado permanente.
De acordo com a SBCP, a cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. A correção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração. Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho. Uma espécie de gesso e tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar por aproximadamente uma semana. Mais informações podem ser obtidas pelo email plasticarocio@gmail.com ou pelo telefone (41) 2103-2592.
Hospital x Clínica
Além de se certificar sobre o profissional que irá realizar a cirurgia, é essencial conhecer o local em que ela acontecerá. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apenas pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em clínicas, desde que sejam devidamente aparelhadas e seguras. Cirurgias de médio e grande porte devem ser realizadas em um hospital, para a segurança do paciente e também do profissional, já que em caso de complicações é muito importante contar com uma boa infraestrutura.