Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 11:43:49
Geral

Meninos Cantores

18/07/2014

Campo Largo sedia 13º Congresso Regional Sul dos Meninos Cantores
 

Meninos Cantores

18/07/2014

Por: Luis Augusto Cabral

Campo Largo realiza, nesse final de semana, o 13º Congresso Regional Sul dos Meninos Cantores do Brasil. O evento é parte das comemorações do Jubileu de Prata dos Canarinhos de Campo Largo, coro mantido pelo Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio. Aberto na noite desta quinta-feira (17), na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, o Congresso terá, nesta sexta-feira (18), às 20 horas, na mesma igreja, a Noite de Gala, com apresentação de todos os coros participantes.

O maestro Théo de Petrus, regente dos Canarinhos, confirmou a presença dos coros de Itabirito, MG; Dom Silvério, de Sete Lagoas, Minas; Carpe Diem, de Itajaí, Santa Catarina; Arautos do Grande Rei, de Xaxim, Santa Catarina e Meninos Cantores de Nova Erechim, Santa Catarina, além dos Meninos Cantores de Campo Largo. No dia 19 será celebrada a Missa Solene, às 19 horas e no dia 20, almoço de confraternização. Mais de 200 crianças e adolescentes participam dos coros no Congresso.

Canarinhos

Os Canarinhos de Campo Largo foi fundado em 1989, quando o maestro Teodolino José de Souza (Théo de Petrus), apresentou ao professor Antônio Eulógio de Oliveira, então diretor da Escola Juventude de Campo Largo, a proposta de criação de um coro de meninos. Natural de Petrópolis, RJ, com formação franciscana, Theo trazia a imagem dos Canarinhos de Petrópolis, coro criado pelos frades franciscanos daquela localidade. Nesse mesmo ano, em parceria com a prefeitura de Campo Largo, foi criado o Coro dos Meninos Cantores de Campo Largo.

Após quatro anos foi criada a Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Campo Largo hoje Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio. Em 1994, o Coro, pela qualidade do desenvolvimento de suas atividades, foi agregado à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

Desde à sua criação o Coro mantém atividades ininterruptas apresentando-se em formaturas, casamentos, eventos cívicos, sociais, culturais, natalinos e religiosos, e congressos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

Em dezembro de 2000, com o apoio da Prefeitura Municipal e do então deputado Federal, e depois senador Flávio Arns, o coro inaugurou sua sede própria, onde são realizados três ensaios por semana. Nesses ensaios são desenvolvidos estudos das músicas a serem apresentadas, acompanhados de aulas de teoria e técnica vocal.

Todos os anos são selecionados novos cantores, nas escolas da cidade, para fazerem parte do Coro. Estes novos candidatos recebem aulas de Teoria, Técnica Vocal e Flauta Doce, Violino. A menina ou menino apto para o Coro recebe toda a formação gratuitamente. (dois ensaios por semana)
Está nos objetivos do Instituto a criação de uma Orquestra de Cordas bem como uma Banda Musical. Estas atividades seriam ministradas em regime de contraturno escolar.

A Instituição se mantém com doação de voluntários e empresas, com cachês de apresentações e com esporádicas subvenções públicas.

Hospedagem
Para realizar o congresso e hospedar todas as crianças e acompanhantes, a organização do evento  conta com o apoio da comunidade. Todos os participantes  são hospedados em casas das famílias que integram as capelas de Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Santuário do Senhor Bom Jesus, paróquia de Nossa Senhora Aparecida e capela São Pedro e São Paulo.