18/07/2014
Representantes de Telêmaco Borba visitam Procon de Campo Largo
18/07/2014
No último dia 3, o Procon de Campo Largo recebeu a visita de alguns representantes do município de Telêmaco Borba (PR): o secretário municipal do Trabalho e Indústria, Joalmir Pucci; o coordenador do Procon do município, Ricardo Baptistuci Morbi; e a chefe da Divisão de Assistência à Comunidade, Mariana Tavares Fiori.
Eles foram recebidos no gabinete do prefeito Affonso Portugal Guimarães e, posteriormente, encaminharam-se ao Procon do município. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado pelos setores do órgão, principalmente o de aplicação de multas. O Procon de Telêmaco Borba ainda não impõe multas, enquanto que o de Campo Largo é considerado referência neste procedimento pelo Procon estadual.
O secretário municipal de Justiça e Cidadania de Campo Largo, Daniel Nerone, que acompanhou a visita, ressalta o destaque da instituição. “É um orgulho para os campo-larguenses o fato de o Procon do município ser referência para os demais Procons municipais do Paraná”, diz. “A visita foi muito importante pela troca de experiências entre os municípios, para que as atividades sejam mais assertivas”, completa.
Segundo a coordenadora do Procon de Campo Largo, Sara Fracaro, o órgão passou por grandes mudanças no ano passado, com a entrada da gestão atual. “O Procon evoluiu muito. Hoje, os fornecedores têm mais respeito pelo órgão. Grande parte deles corrige sua postura e cumpre a legislação, beneficiando, assim, o consumidor campo-larguense”, ressalta Fracaro.
Números
O Procon de Campo Lago realiza atendimento, análise de processos, fiscalização, estudo e pesquisa, parecer jurídico e, quando necessário, aplicação de multa. O número de decisões administrativas do Procon subiu de 15, registradas em 2012, para 117, em 2013, com aplicação de sanção em muitos deles.
Em 2014, até o dia oito de julho, o órgão já tem registrado 35 decisões, além de 1.662 atendimentos pessoais, os quais originaram 376 processos administrativos. Neste mesmo período, o Procon registrou, via telefone, 3.175 atendimentos, o que equivale a cerca de 25 ligações por dia.