18/07/2014
Comunidade ucraniana em expansão em Campo Largo
18/07/2014
Os ucranianos que moram em Campo Largo começaram a se organizar como comunidade católica ucraniana no dia 03 de março de 2012. Reunidos na igreja do rito latino Nossa Senhora da Glória, os fiéis que participaram da Divina Liturgia de Rito Bizantino Oriental, celebrada às 19 horas pelo Pe. Arcenio Krefer, OSBM, permaneceram na igreja com o intuito de atender a convocação de todos para a reunião extraordinária, convocada anteriormente, visando à eleição de uma comissão paroquial, a escolha de um padroeiro para a comunidade e também a indicação de uma data comemorativa litúrgica com a presença do Bispo Eparca para oficializar a existência de uma nova Comunidade na Eparquia São João Batista.
Tendo em vista que a comunidade tinha iniciado as suas atividades na referida cidade com celebrações litúrgicas e no próprio rito, dia 16 de julho de 2011, e que muitos ainda não se conheciam, os cargos foram ocupados através de indicação. Todos os nominados foram aprovados pela Comunidade. Desta forma, teve origem o primeiro Conselho Administrativo Paroquial (CAP) da Comunidade São Miguel Arcanjo de Campo Largo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Curitiba, que ficou composto pelos seguintes membros: Presidente Administrativo: Pe. Arcenio Krefer, OSBM; presidente-executivo Alceu Farias, vice-presidente-executivo Dionir Fragoso Robes, Secretária Aline Berger Durau, Tesoureiro Mariano Borssuk.
Posteriormente, a comunidade ucraniana de Campo Largo recebeu o nome de São Miguel Arcanjo. Este nome foi bem aceito e permanece até o dia de hoje. Neste período, já havia sido iniciada a catequese na casa de Cecília Senki Brusniski. Eram seis crianças que começaram a ser catequizadas pela Ir. Lúcia Chrominski, SMI. A Divina Liturgia acontecia no primeiro sábado do mês, às 19 horas. A partir do mês setembro, ocorreram algumas mudanças na comunidade: o Pe. Arcenio Krefer, OSBM foi substituído pelo Pe. Valmir Uhren, OSBM; a Ir. Lúcia Chrominski, SMI foi substituída pela Ir. Rosália Parastchuk, SMI. Visto que a comunidade estava se desenvolvendo, foi possível fazer a Divina Liturgia duas vezes no mês, isto é, no primeiro e terceiro sábado, às 19 horas. Aos poucos, foi possível pensar em eventos.
Foram realizadas rifas e festival de prêmios com o objetivo de iniciar a angariação de fundos para a compra de um terreno e construção da Igreja. Depois de muitas reuniões com as autoridades municipais de Campo Largo e com a presença do Bispo Eparca Dom Volodemer Koubetch, OSBM, foi possível localizar um terreno no Bairro Céu Azul. Esse terreno foi doado para a comunidade e está em processo de legalização.
O evento mais importante da comunidade em 2013 foi a primeira visita pastoral realizada pelo Bispo Eparca Dom Volodemer e o jantar típico ucraniano, o que aconteceu em homenagem ao Padroeiro São Miguel Arcanjo, no dia 9 de novembro à tarde. Às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Cecília, o Pe. Valmir e Dom Volodemer, paramentados, fizeram a entrada parando em frente ao altar, onde foi realizada a recepção ao Bispo. O presidente-executivo Alceu Farias estava com a bandeja contendo o pão e o sal. O Pároco Pe. Gerson Rodrigues Brasil deu as boas-vindas e explicou o significado desse momento histórico, enfatizando a união da Igreja Católica, que congrega ritos diferentes, o rito latino e o rito bizantino ucraniano.
A Divina Liturgia foi cantada pelo coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pelo maestro Sr. Mário Tkatchuk. Ir. Rosália Parastchuk, SMI preparou o altar e auxiliou na celebração. O Sr. Rafael Kuchla serviu o incenso. Em sua homilia, o Bispo Eparca se referiu a quatro pontos: 1) os esforços dos que há vários anos estavam tentando organizar a comunidade; 2) o momento presente em que se nota muita ação e boa vontade das lideranças e a possibilidade bem concreta da comunidade ter o seu próprio espaço; 3) a escolha do Padroeiro São Miguel Arcanjo, que faz a ligação entre a Igreja triunfante e a Igreja militante e ajuda a vencer todos os males; 4) o valor da união que garante a formação de uma comunidade exemplar.
Logo depois da Divina Liturgia aconteceu o primeiro jantar típico ucraniano, considerado um grande desafio para a comunidade que é embrionária, mas que foi um sucesso, pois teve a presença aproximada de 800 pessoas. Neste jantar se apresentou o Grupo Folclórico Ivan Kupalo de Irati, que emocionou muitas pessoas. Isso se deu pelo fato de que a cidade nunca tinha recebido uma apresentação desta ordem. Na cidade de Campo Largo é possível perceber que há muitos ucranianos, mas que estão espalhados pela cidade, que possui grande extensão. A grande maioria veio da cidade de Irati e região e foram acolhidos pelas Paróquias Latinas. Hoje, é muito comum receber pessoas na comunidade que dizem com grande nostalgia: “há mais de vinte anos que não frequentava a Missa ucraniana, mas eu não esqueci”.
Hoje, a Comunidade São Miguel Arcanjo de Campo Largo tem 80 famílias cadastradas. A Divina Liturgia é realizada no primeiro e terceiro sábado do mês, sempre às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Glória no Bairro Itaqui. É preciso destacar que essa igreja foi cedida gentilmente pelo Pe. Gerson Rodrigues Brasil, Pároco da Igreja Santa Cecília que deu apoio para concretizar o anseio das famílias ucranianas. A recém-nascida Comunidade São Miguel Arcanjo tem um ano e oito meses. Nove crianças estão na catequese, sendo instruídas pela Ir. Rosália Parastchuk, SMI. Os dizimistas já são 35.
A meta para 2014 é organizar o grupo de Apostolado de Oração, como também o grupo de juventude e, com muito empenho e bênção de São Miguel Arcanjo, lançar a pedra fundamental da futura igreja. Nossa página no Facebook é Igreja São Miguel Arcanjo-Rito ucraíno católico – Campo Largo – PR. Fonte: Pe. Valmir Uhren, OSBM. Página da Comunidade no Facebook: Igreja São Miguel Arcanjo Rito Ucraíno Católico Campo Largo
Noite da Sopa
O próximo evento será a Noite da Sopa, no dia 19 de julho, às 20h30min, com destaque especial para a sopa ucraniana “Borcht”, sopa de repolho com costela de porco,sopa de pinhão, sopa de mandioquinha e caldinho verde.
Às 19 horas será celebrada a missa na capela Nossa Senhora da Glória, celebrada pelo Padre Velmir Uhrem, que está deixando Campo Largo e viaja para Roma para fazer doutorado, e Pe. Paulo Serbai, que assumirá a Igreja São Miguel Arcanjo de Campo Largo.