16/07/2014
Quitação do IPVA no Paraná deve ser feita até o dia 21 de julho
16/07/2014
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/Detran-PR
Termina, no dia 21 de julho, o prazo para o pagamento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no Paraná. Neste ano, a expectativa do governo é arrecadar R$ 1,97 bilhão com a cobrança do tributo. O valor representa quase 12% a mais que em 2013.
No dia 21, os contribuintes que têm carros cujas placas terminam em “0” devem efetuar o pagamento da quinta parcela do IPVA. Os pagamentos podem ser feitos nas agências do Banco do Brasil, Itaú e do Sicredi, apresentando apenas o número do Renavam. Quem atrasar, poderá ter que pagar multa de 10% sobre o total do valor do imposto. Também serão cobrados juros de mora, calculados pela taxa Selic.
Quem não paga o imposto fica impedido de revender o veículo e tem o nome incluído no cadastro de dívida ativa do estado. Nesses casos, os donos também não recebem o documento de licenciamento dos veículos para este ano. A partir de agosto, todos os carros emplacados no Paraná já devem ter os documentos com o ano-base de 2014.
Se o motorista não tiver o documento de licenciamento, também poderá ser multado se passar por alguma fiscalização policial, em qualquer cidade do território brasileiro. Além da multa, são aplicados quatro pontos na carteira de motorista do dono do veículo, que terá o carro apreendido, até a quitação do imposto.
Veja abaixo as datas de pagamento da última parcela do IPVA:
Final 1: 10 de julho (já vencido)
Final 2: 11 de julho (já vencido)
Final 3: 12 de julho (já vencido)
Final 4: 13 de julho (já vencido)
Final 5: 14 de julho (já vencido)
Final 6: 17 de julho
Final 7: 18 de julho
Final 8: 19 de julho
Final 9: 20 de julho
Final 0: 21 de julho