04/07/2014
Dois projetos de Leis propostos pelos vereadores: Joel Bathke, Benedito Karachinski, Gelmar Ferreira, Joarez Matozo e João Portela, foram aprovados em segunda votação ontem (30), por unanimidade, incluindo os votos dos vereadores Lauro Bubniak, Anderson Bulow, Jocemir Fávaro e Zezo Matozo.
Os projetos tratam da denominação de dois prédios públicos do município. “A intenção foi homenagear duas pessoas que ajudaram e foram importantes para a história de Balsa Nova”, disse o presidente da Câmara Joel Bathke. Segundo ele, todos os vereadores votaram a favor, por entenderem que a homenagem é importante.
Após as duas votações no Legislativo, a Lei será encaminhada ao Executivo para sanção do prefeito Luiz Costa. O prédio da Prefeitura de Balsa Nova passará a ser denominado Centro Administrativo Prefeito Lourival Costa e o Parque de Máquinas será Parque Rodoviário Prefeito Edmundo Bora.
Lourival Costa
Nasceu em 5 de Junho de 1926, em Balsa Nova, de família conhecida na cidade, trabalhou por um bom tempo em fábrica de louças. Casou-se com Iolanda Jacomasso no ano de 1950, teve 5 filhos.
Foi o primeiro prefeito de Balsa Nova, permanecendo no cargo de 1961 a 1964. Segundo sua esposa, Lourival foi um prefeito participativo, além de administrar a cidade, também auxiliava diretamente os funcionários, “pegando sempre no pesado”.
O primeiro prefeito da cidade não recebia nenhum tipo de subsídio, trabalhou pelo município e faz parte da história e do que Balsa Nova é hoje. Lourival Costa faleceu em 26 de Março de 2010 em Campo Largo, com 83 anos.
Edmundo Bora
Natural da Lapa, nasceu em 29 de Março de 1945, de família de agricultores, continuou na agricultura ao mesmo tempo em que entrou para a vida pública de Balsa Nova. Era casado com Emilia Dreviniak, com quem teve quatro filhas. Após o falecimento de sua esposa, casou-se novamente e teve mais dois filhos
Foi secretário municipal, vereador e vice-prefeito da cidade. Em 1996 foi eleito prefeito, ficando no cargo de 1997 a 2000. No seu governo sempre deu importância à área social e educacional do município. Faleceu em 25 de maio de 2013, com 68 anos.