Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:55:54
Geral

Inclusão Social

04/07/2014

Inclusão social: renda dos catadores da Assur aumentou mais de 340%

Inclusão Social

04/07/2014

O Mundo do Trabalho, do Sindimovec, transmitido ontem (03) na Rádio Ágape 1400 AM, durante o Programa Em Boa Companhia de Chris Minuzzo, abordou as questões ambientais de Campo Largo e a coleta do lixo reciclável.

O Programa teve a participação especial da bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Walquíria Mena Brusamolin Santos, e da presidente da Assur (Associação Unidos da Reciclagem) Naraci de Deus Paula, que debateram com Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, a importância das associações de catadores e do incentivo à reciclagem de resíduos.

Assur: mais antiga

A Assur é provavelmente a mais antiga associação de catadores de lixo reciclável de Campo Largo. Foi criada em 2008 e instalada provisoriamente em barracão no bairro Bom Jesus. Posteriormente, com apoio do poder público, conseguiu a construção de sua sede própria em um barracão de 600m2 no Loteamento Industrial Rivabem. A obra teve investimentos de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) do governo federal, apoio da Prefeitura de Campo Largo e da empresa SigCombibloc. Foi inaugurado em 7 de dezembro de 2012 e além dos equipamentos para reciclagem – prensas, esteiras, elevador elétrico, balanças, moedor de cacos de vidro - dispõe de refeitório, cozinha, despensa, escritório, vestuários e banheiros.

A renda dos catadores associados à Assur teve aumento de mais de 340% no período de um ano e meio, chegando atualmente a cerca de R$ 1.600,00 reais por mês, para cada um de seus 30 associados.

Outras associações também estão atuando em Campo Largo – a ARMA – Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente;  ARC – Associação de Reciclagem Campolarguense (antigo CIME – Centro de Integração do Menor) projeto que assiste menores e adolescentes em situação de risco social. Foi a primeira instituição a iniciar a coleta de lixo reciclável em Campo Largo; Recicladoras do Gorski – em processo de organização.

A Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo um Projeto de Educação Ambiental com alunos de escolas públicas e particulares de Campo Largo. Já foram treinados 50 professores e também estão participando do treinamento os agentes de saúde