Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:33:19
Geral

Festa Junina

03/07/2014

Confraternização e diversão na Festa Junina do Abrigo Santa Rita

Festa Junina

03/07/2014

Fonte:Depcom/PMCL

Uma festa junina movimentou o Abrigo Institucional Santa Rita de Cassia na última quinta-feira, 26. O evento, direcionado a um publico restrito, teve por objetivo a confraternização dos funcionários e o convívio comunitário com as crianças e adolescentes da instituição, levando diversão e carinho a todos. Foi uma tarde divertida com música ao vivo pelo músico voluntário Carlinhos e animação com o palhaço Daniel J. Korne Teve brincadeiras, bingo e lanche especial preparado pelas cozinheiras.
 
A coordenadora do abrigo, pedagoga Ana Cristina Campagnaro, disse que a festa trouxe ótimos resultados especialmente relacionados à integração entre os presentes e à socialização das crianças e adolescentes.
 
Missão
 
O abrigo Santa Rita de Cassia presta serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes, sob medida de proteção judicial. Tem como missão trabalhar e fortalecer vínculos e a reintegração da criança ao núcleo familiar.
 
Conforme esclarece a coordenadora Ana, diferente da concepção antiga, os abrigos hoje deixam de ter uma visão de orfanato, onde as crianças permaneciam durante anos. De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, apenas excepcionalmente se admite o afastamento da criança/adolescente do convívio familiar. O artigo 19 dispõe que “toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.”
 
A atual administração vem buscando adequar este serviço ao que prega o Estatuto e a formação de uma equipe técnica possibilitou a melhoria das condições de atendimento, garantindo às crianças e adolescentes os direitos previstos.
 
O abrigo chegou a atender 23 crianças/adolescentes e hoje conta com menos da metade deste número. O resultado positivo deve-se ao trabalho de toda equipe - formada por psicóloga, assistente social, pedagoga e cuidadores - trabalhando em parceria com Conselho Tutelar e Poder Judiciário. “Entendemos que o acolhimento é a última alternativa, visto que a convivência com a família é fundamental no desenvolvimento da criança e do adolescente”, afirma Ana.
 
Na sua opinião, a redução do tempo de acolhimento e do número de acolhidos pode ser atribuída ainda ao respeito que a secretária municipal de Assistência social Noeli Parchen tem sobre este serviço, dando todo suporte para que os profissionais realizem um trabalho de qualidade. Também a eficiência do trabalho prestado pela Vara de Familia, por meio do Juiz Gaspar  de Araújo Mattos Filho e do Ministério Público, por meio do promotor Aurélio José Aggio, em conjunto com a equipe técnica de referência do abrigo. “Há de se destacar também como parte da construção deste trabalho, o constante aperfeiçoamento dos conselheiros tutelares de Campo Largo.”, destaca.
 
Sobre o abrigo
 
Coordenação: Ana Cristina Campagnaro
Assistente de coordenação: Vilmari Zanin
Equipe técnica: psicóloga Cibele Stringuetta e assistente social Edina Geremias da Silva.
O abrigo presta serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes, sob medida de proteção judicial.
Atende até 20 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de zero a dezoito anos.
 
Presenças na Festa Junina
 
Estiveram presentes na Festa Junina os colaboradores: Daniel José Korne e Brenda Manuello do Grupo Curarte e Projeto Corda Bamba que realizam a oficina semanal “ Pequenos Artistas” de malabares (ensino da arte do malabarismo e suas bem feitorias para o corpo e mente) com os acolhidos. Joceli Bertoja e Rita, colaboradoras nas datas comemorativas. Equipe da fisioterapeuta Fabíola Thaís de Andrade Zanin, composta por 13 pessoas, que realizam atividades recreativas nas datas comemorativas. Funcionários da Assistência Social. Vereadora Lindamir representando as vereadoras. Terezinha Pianaro representando a primeira dama. Robson Y. Yamada, psicólogo do SAIJ representando o Forum.