Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:45:43
Geral

Parceria

02/07/2014

Parceria com empresa beneficia coletores de Campo Largo

Parceria

02/07/2014

Fonte:Depcom/PMCL

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove diversos programas para aprimorar o trabalho de catadores de materiais recicláveis de Campo Largo. Para viabilizar essas ações, a Secretaria tem contado com a parceria de companhias privadas.

Uma das parcerias de sucesso foi firmada com a Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos que representa os maiores fabricantes do país. Uma das empresas que fazem parte da Cempre é a Sig Combibloc, instituição suíça que produz embalagens longa vida e que possui uma filial em Campo Largo.

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Reinaldim, a Sig Combibloc foi fundamental para o crescimento da Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR). “Essa empresa realizou diversas obras de infraestrutura, além de proporcionar cursos de capacitação para os coletores, entre outras diversas ações na ASSUR. Por conta dessas melhorias, junto com o assessoramento feito pela Secretaria, a renda dos trabalhadores, que em janeiro de 2013 era de R$360 por mês, fechou o ano com uma média de R$ 1.400 por mês”, afirma Reinaldim.

Novas associações

Por meio de parcerias e de incentivos da Secretaria de Meio Ambiente, mais duas associações foram recém formalizadas e uma terceira está em processo de formalização.

Agora formalizada, a Associação de Reciclagem Campolarguense (ARC), fixada no bairro Águas Claras, conta com 13 associados, tratando em média 29 toneladas de resíduos por mês. A Associação de Reciclagem das Amigas do Meio Ambiente (AR-AMA), do Itaqui, tem seis associadas e está no primeiro mês de funcionamento, também legalizada.

Ainda há um grupo de coletores do bairro Francisco Gorski que está em fase de formalização. São 14 catadores, tratando em média 40 toneladas de resíduos ao mês.