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Educação

30/06/2014

Secretários de Educação da região metropolitana se reúnem em Campo Largo

Educação

30/06/2014

Fonte:Depcom/PMCL

No dia 13 de junho, o secretário de Educação de Campo Largo, Avanir Mastey, recebeu os secretários de Educação de Curitiba, Pinhais, Contenda, Campo Magro, Lapa, Piraquara, São José dos Pinhais e Balsa Nova. Esta reunião acontece todo mês, desde o início de 2013, e tem como objetivo a troca de experiências entre os secretários e a discussão sobre como melhorar a educação nos municípios.

“Cada secretário compartilha suas experiências e pontos positivos e negativos sobre como administrar a educação no município. Por meio destas reuniões, discutimos quais são as melhores soluções para avançarmos na educação em sintonia com outros municípios”, explica Matey.

Este ano, como exemplos de práticas que melhoraram a educação em Campo Largo, o secretário apresentou aos participantes três projetos: Atendimento Escolar Domiciliar, Pacto Nacional pela Alfabetização na Hora Certa e Projeto Prevenção em Escolas e Comunidades, Pescô.

Atendimento escolar domiciliar

O atendimento escolar domiciliar é voltado a crianças e adolescentes que, por alguma necessidade especial, não podem frequentar a escola. Nestes casos, a equipe pedagógica da escola entra em contato com o município, que encaminha uma professora até a casa do aluno. Os conteúdos são os mesmos que ele receberia na escola.

Um dos casos bem sucedidos de atendimento escolar domiciliar em Campo Largo é o do menino Nyltow Rafael, de 11 anos, que sofre de fibrose pulmonar. Há quatro anos ele recebe, em casa, além do conteúdo secular, aulas de pintura em tela, uma das atividades preferidas do menino artista, que ainda toca sete instrumentos.

Atualmente, além de aprender, ele também ensina. Muitas crianças vão até a sua casa para aprender como fazer arte em telas.

*Pacto pela Alfabetização na Hora Certa

O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Ao aderir ao Pacto, os governos se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e aplicar avaliações anuais universais junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental para avaliar seu nível de alfabetização. Além disso, há promoção de capacitações para professores.

Em Campo Largo, no ano passado, 250 professores participaram de treinamentos sobre o tema “o letramento e a linguagem”. Entre estes professores, foram escolhidos alguns coordenadores, que recebem treinamento na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os coordenadores repassam os ensinamentos aos outros professores em encontros semanais.

Cada professor participante recebeu do governo federal uma bolsa-estudo de R$ 200 por mês como incentivo.

Este ano, 230 professores de Campo Largo estão, desde abril, recebendo uma capacitação sobre o tema “o letramento e a matemática”.

Por meio do Pacto, as escolas recebem do Governo Federal materiais específicos para alfabetização. No ano passado, Campo Largo recebeu um repasse de 43.200 livros de literatura infantil e 480 caixas de jogos educativos.

*Com informações do Governo Federal.

Pescô

O projeto Prevenção em Escolas e Comunidades, Pescô, é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, que foi criada no início de 2013 pela atual gestão da Prefeitura de Campo Largo. O programa já é referência no município e também em outras cidades.

O objetivo do projeto é a conscientização, por meio de vídeos e conversas, sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas. O projeto já passou por escolas, comunidades religiosas, associações, empresas, entre outros. Só no ano passado, o projeto atingiu cerca de 60 mil pessoas e passou por aproximadamente 70 escolas.

A Secretaria também estabelece parcerias com comunidades terapêuticas. Quando necessário, o Pescô encaminha usuários de drogas para estas comunidades.