Conselho Municipal doTrabalho cobra soluções mais rápidas das autoridades e das empresas.
27/06/2014
Por Sindimovec
O Conselho Municipal do Trabalho reuniu-se na terça-feira (24) na Prefeitura de Campo Largo, e cobrou das autoridades maior agilidade na solução de problemas trabalhistas que estão ocorrendo principalmente com trabalhadores que não são representados por sindicatos.
Um dos problemas apontados foi o ocorrido em uma empresa terceirizada de limpeza e roçadas, da Prefeitura, que cobrava de seus funcionários, eventuais prejuízos com quebra de vidros de janelas de casas ou de veículos. Esses danos devem ser pagos pela empresa, e jamais deveriam ser cobrados dos trabalhadores. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Reinaldin, responsável pela fiscalização das empresas de limpeza, informou que essa empresa terceirizada não presta mais serviços à Prefeitura, e que a nova empresa contratada não faz essa cobrança indevida.
Outro problema apontado por Adriano Carlesso, Presidente do Sindimovec, é em relação aos trabalhadores de postos de combustível em que há funcionários cumprindo dupla jornada (atuando como frentistas e também como atendentes da loja de conveniência) em ambientes que sequer disponibilizam bancos para os trabalhadores.
O Presidente do Conselho do Trabalho, Hugo Ruthes sugeriu que sobre essa questão seja ouvido o presidente do sindicato dos trabalhadores em postos de combustível.
Conselho do Trabalho
O Conselho Municipal do Trabalho foi criado pela Lei 2182, de 15 de abril de 2010. Tem caráter permanente e deliberativo e a finalidade de estabelecer diretrizes e prioridades para políticas de emprego, renda e relações do trabalho no Município de Campo Largo.
Qualquer denúncia a respeito de falta de atenção à legislação trabalhista poderá ser comunicada ao Conselho diretamente em suas reuniões que acontecem toda última terça-feira do mês, no Mini Auditório da Prefeitura Municipal, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ou através do Secretário Executivo do Conselho, Sr. Vanderlei Viante, diretamente na Agência do Trabalhador através do telefone: 3392-4113.