Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:53:18
Geral

Futsal

35 escolas municipais disputaram na Vila Olímpica a primeira rodada da competição de Futsal que também leva o nome Copa do Mundo

Futsal

27/06/2014

Na última quarta-feira (25), 840 alunos de Campo Largo sentiram um pouco da emoção de disputar uma Copa do Mundo. 35 escolas municipais receberam a tarefa de representar as seleções que estão jogando no Mundial da Fifa e, devidamente caracterizadas, disputaram na Vila Olímpica a primeira rodada da competição de Futsal que também leva o nome “Copa do Mundo”. O torneio reúne alunos de 4° e 5° ano e terá as finais no próximo dia 23.
“É muito bom poder competir e melhor ainda se pudermos ganhar. Nós vamos com tudo para ganhar este campeonato”, diz Flávio Washington, 11 anos, aluno da Escola Municipal Diácono Edgard Marochi, que representou a seleção holandesa no torneio.
De acordo com Rosani Costa, diretora da Escola, o evento é ótimo para que os alunos conheçam mais sobre a cultura de outros países e, ainda, vivam todas as emoções de participar de uma competição.
“Nossos alunos adoraram participar, independente do resultado. Atividades como estas estimulam a prática esportiva, além de externar o espírito esportivo de cada um”, comenta a diretora.
A “seleção holandesa”, do otimista Flávio Washington, perdeu na primeira rodada e acabou eliminada da competição.
A ideia
Para aproveitar o momento histórico que o Brasil vive recebendo a visita de diversas culturas, as escolas de Campo Largo resolveram inserir os alunos nesse contexto de um maneira divertida. Além de falar sobre caracteristicas de outros países durante as aulas, surgiu a ideia de criar uma Copa do Mundo própria.
“Os alunos são os principais beneficiados, pois eles acabam aprendendo na sala de aula sobre a cultura e os costumes do país que eles estão representando no torneio, mas tudo aliado à prática esportiva, que é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental”, afirma Vinicius Brainta, diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
A primeira rodada da competição foi disputada em sistema eliminatório e seguiu a ordem de jogos da tabela real do Mundial da Fifa. As finais do torneio em Campo Largo estão programadas para o final de julho, também na Vila Olímpica, e reunirão os vencedores da última quarta-feira.

Cardápio escolar especial
O cardápio das escolas municipais de Campo Largo também entrou no clima de Copa do Mundo. Os alunos foram surpreendidos com pratos típicos do Chile, da Alemanha, da Espanha, da Itália e de Portugal, exatamente no dia em que as seleções desses países jogaram: 13, 16, 18, 24 e 26 de junho, respectivamente. O menu especial teve Carbonada Chilena, Chucrute, Paella de Frango, Macarrão à Bolonhesa e Sopa de Caldo Verde.