Vândalos invadem Cemitério Municipal e depredam túmulos.
20/06/2014
Por Luis Augusto Cabral
Vários túmulos amanheceram depredados nesta segunda-feira (16), no Cemitério Municipal de Campo Largo. Os trabalhadores que cuidam da conservação daquela local encontraram muitos vidros quebrados, imagens sacras destruídas e bagunça, numa área do Cemitério próximo ao portão da rua Rui Barbosa. Há informações de que a Guarda Municipal foi alertada e que os vândalos são menores, que estavam brincando com skates naquele local.
Não há mais câmeras, no Cemitério, o que impossibilita a Polícia de identificar os responsáveis pelo crime. As informações são de que as câmeras de segurança foram retiradas no final da administração Edson Basso. Atualmente, o órgão responsável pelo Cemitério é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, cujo secretário Marcos Reinaldin informou que todas as providências já estão sendo tomadas para impedir novos ataques.
Segurança
Reinaldin destacou sua preocupação com os ataques dos vândalos no Cemitério Municipal. Segundo ele, a responsabilidade pelos cemitérios passaram, no início desse ano, para a sua Secretaria e, desde então, providências estão sendo tomadas para a segurança dos mesmos. “Estamos discutindo a reativação da vigilância por câmeras ou a contratação de segurança. Por enquanto, solicitamos à Guarda Municipal que aumente a fiscalização, através de rondas. Eles não podem manter equipes permanentemente nos cemitérios, mas é possível aumentar a fiscalização”, explicou.
O secretário adiantou que, em julho próximo, deverá ser iniciado um processo licitatório, possivelmente para a fiscalização com presença física, uma vez que o monitoramento por câmeras já se mostrou problemático.